> REFEITÓRIO

Dicas para uma alimentação saudável

1. Consumir alimentos naturais.

• Usar somente temperos caseiros no preparo de alimentos: açafrão, curry, colorau, alho, cebola, sal marinho, pimentão, cheiro verde, manjericão etc;

• Evitar enlatados, conservas, embutidos como presunto, salame, mortadela e alimentos defumados.

2. Consumir hortaliças (legumes e verduras) em abundância na alimentação diária na forma de saladas, preparações (ensopado, cozido, no feijão, sopas, compondo arroz, massas, sanduíches e sucos). Se puder, utilizar produto orgânico.

3. Ingerir ao menos 03 frutas/dia, preferencialmente na forma in natura. Uma dessas frutas deverá ser fonte de vitamina C (acerola, kiwi, goiaba, morango, laranja, caju, melão, mamão papaia, maracujá etc).

4. Não consumir frituras. O óleo não deve ser aquecido.

• Optar pelos óleos de canola e azeite de oliva extra-virgem;

• Usar 1 litro de óleo para cada 4 pessoas/mês.

5. Consumir alimentos magros para toda a família (leite desnatado, queijo magro, creme vegetal, iogurte natural ou desnatado).

6. Ingerir os alimentos na forma integral (pão, arroz, macarrão) e preparar os alimentos preservando o valor nutricional.

7. Reduzir o consumo de carne vermelha para 1 a 2 vezes/semana.

• Optar por preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

• Retirar a pele de aves e toda a gordura visível das carnes.

• Optar pelos peixes ricos em ômega 3 (cavalinhas, sardinha, arenque, truta, salmão e a"light". Isto é possível reduzindo ao máximo a quantidade de gorduras, óleos e gemas das preparações.

9. Suspender o consumo de certos alimentos que não são saudáveis, apenas contribuindo com gorduras, sal, substâncias artificiais e açúcar, como salgadinhos industrializados (Exemplos: batata frita de pacote, biscoitos recheados etc).

10. Diminuir o consumo de sal.

11. Procurar fazer as refeições em clima de tranquilidade mastigando bem os alimentos.

 
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