HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

27/09/2018
Turma do 5º ano e crianças da Casa da Luz produzem suas próprias bonecas em oficina

A turma do 5º ano do Ensino Fundamental I convidou as crianças da creche Casa da Luz para participar de uma oficina de bonecas Abayomi. Originárias da cultura africana, as Abayomi são bonecas pretas, feitas de pano, sem costura, apenas com nós e tranças. Quem ajudou o grupo a produzir as bonecas foi Geo Nunes, responsável pelo Projeto Amora Bonecas. O objetivo da atividade foi ampliar a reflexão sobre a escravidão negra no território brasileiro e suas consequências atuais, bem como promover a igualdade racial através de brinquedos afirmativos. 
 
 
A história das Abayomi começa em alto mar, nos navios que trouxeram os negros africanos para serem escravizados no Brasil. Para acalmar as crianças, que choravam assustadas, as mães rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas para seus filhos brincarem. Essas bonecas eram as abayomi.
 
 
Seu nome significa “encontro feliz, aquele que traz felicidade e alegria”. Quando você presenteia com uma boneca Abayomi, você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa.  E nossa manhã foi bem assim... repleta de momentos felizes e muitas aprendizagens para todos.
 
Fotos: Ian Fraser e Melina Endraos

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br