HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

21/10/2019
Turma do 3º EF observa desenvolvimento de fungos em experimento no laboratório

Qual a temperatura ideal para que os fungos possam se desenvolver? Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com a ajuda da tutora Sheila Milheiro, e da técnica do Laboratório de Ciências, Regina Oliveira, fizeram um experimento no qual puderam observar como os fungos reagem a diferentes temperaturas.
 
 
No Laboratório de Ciências, os alunos usaram pacotes de fermento biológico seco instantâneo, água em diferentes temperaturas e açúcar. “Em copinhos plásticos, fizemos soluções com água e açúcar. Os fungos precisam da água para hidratar e, em seguida, do açúcar para se alimentar”, disse a professora Sheila.
 
O fermento biológico, ingrediente usado em pães e massas, é um conjunto de microrganismos vivos. Também chamado de levedura, o fermento é um fungo essencial na indústria alimentar. 
 
 
A turma começou usando água bem quente. Com a ajuda de um termômetro, que os alunos aprenderam a usar em aulas anteriores, eles esperaram a água atingir 70° e misturaram com o fermento biológico. Em seguida, o grupo fez o mesmo com a água a 50º, 30º e 10º.
 
À medida que iam despejando a água, os alunos foram observando o que acontecia ao fermento biológico. Em contato com o calor, os fungos entraram em atividade. A olho nu, os alunos puderam ver que a solução formava uma espuma que ocupava um espaço maior ou menor a depender da temperatura da água. “O que pudemos concluir é que quanto mais quente, mais atividade os fungos produzem. Por isso que, quando vamos fazer pão, temos que colocar a massa para descansar num lugar bem quente para que os fungos cresçam”, explicou Sheila.

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br