09/09/2019
Turma do 2º EF desvenda mistério das bruxas e se fantasia em leitura compartilhada

A turma do 2º ano do Ensino Fundamental da professora Ana Patrícia Bitencourt concluiu, na semana passada, a leitura compartilhada do livro “Maricá, Marilá, Maricolá”. Foram mais de três meses imersos nessa história sensacional. Para comemorar o fato de finalmente desvendarem o mistério das bruxas, personagens principais da obra, os alunos se caracterizaram como bruxas e bruxos.

E é claro que a curiosidade dos alunos é muito grande para caber apenas nas páginas do livro. As crianças queriam saber se bruxas realmente existem. Junto com a professora Ana Patrícia, a turma pesquisou sobre a cidade de Salém, nos Estados Unidos, conhecida como a capital mundial das bruxas. “Vimos algumas fotos e eu contei sobre o local e sobre quem foram e são as bruxas da história”, explicou a tutora.

“Maricá, Marilá e Maricolá”, escrito por Maria Heloísa Penteado, foi publicado pela primeira vez em 1981. A obra narra aventuras de três bruxinhas irmãs. “O livro é quase um clássico, e a leitura favoreceu muitas aprendizagens que vão ajudar os alunos na formação como leitores”, disse Ana Patrícia. Durante as leituras, que eram realizadas uma vez por semana, o vocabulário e o texto foram explorados para favorecer a compreensão, pois a linguagem é bem literária.

Mas, afinal de contas, qual foi a conclusão dos alunos: bruxas existem mesmo ou não? As opiniões da turma ficaram bem divididas. “Para as crianças, ficou o mistério. Uns acreditam que existem, mas sem voar em vassoura, apenas fazendo magias e chás medicinais. Outros não acreditam e acham que só aparecem nos livros”, disse a professora. E você, o que acha? Bruxas existem ou não?