13/08/2019
Texto dramático: 7º ano escreve e encena peça teatral a partir de notícias inusitadas

Um robô-aspirador confundido com um invasor? Uma mulher vestida como a personagem Frozen presa por espalhar uma onda de frio? Um ladrão de ovelhas que foge de metrô? Todas essas notícias são reais, ganharam uma versão dramática e foram encenadas no palco pelas turmas do 7º ano.

Tudo começou quando os alunos concluíram a leitura de “O auto da compadecida”, peça de teatro escrita por Ariano Suassuna. A partir daí a professora de Língua Portuguesa Gal Cavalcante lançou um desafio aos alunos: escrever um texto dramático, como fez o autor.

Individualmente, os alunos selecionaram notícias envolvendo pessoas em fatos inusitados. Depois, em grupo, eles compartilharam as notícias e escolheram uma delas, a mais interessante, para, a partir do fato principal, escrever uma peça com desfecho trágico ou cômico.

Com a história e os diálogos prontos, foi só usar a criatividade e montar a peça, pensando no figurino de cada personagem, nos efeitos sonoros, nos cenários e em como manter a plateia atenta. E, finalmente, brilhar no palco!