HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

10/12/2018
Projeto Social e TETO: 2º EM constrói e entrega casas a moradores da comunidade Vila Vitória

Construindo casas e erguendo sonhos! Assim foi o final de semana de um grupo de 20 alunos do 2º ano do Ensino Médio, da coordenadora do Projeto Social do Anglo, professora Patricia Atahides, e do professor de Geografia Fábio Mutti. Neste sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro, eles participaram da construção de duas moradias emergenciais para as famílias de Adriana e Carol, moradoras da comunidade de Vila Vitória, que fica no bairro de Fazenda Grande III, aqui mesmo em Salvador. A ação é fruto da parceria do Projeto Social do Anglo com a ONG TETO Brasil.
 
 
Olha como o grupo saiu...
 
O grupo foi para a comunidade na sexta-feira à noite. Lá, ficaram alojados na Escola Municipal Cláudio Veiga. Em Vila Vitória, os alunos viram de perto uma realidade bem diferente da que eles estão acostumados. O colégio no qual dormiram contava apenas com dois banheiros às escuras e apenas uma descarga funcionando. Esse espaço foi dividido com cerca de 100 pessoas, todos voluntários da TETO. Como sempre falta água na comunidade, não foi possível tomar banho. Para limpar o suor e a sujeira dos dias de trabalho e amenizar o calor, o grupo usava apenas lenços umedecidos. 
 
 
... e observa como o grupo da professora Patricia ficou depois da construção
 
E eles pegaram no batente bem cedo. Nos dois dias de construção, todos acordaram às 4h30 para preparar o terreno cavando buracos, carregar brita, tirar medidas, entre outras atividades. O tempo nem sempre ajudou. “No primeiro dia, tivemos sol o dia todo. O domingo foi de muita chuva pela manhã e muito sol à tarde. Mas conseguimos entregar as casas”, comemorou o professor Fábio.
 
 
Com a turma do professor Fábio, não foi diferente
 
A experiência mostrou na prática aos alunos como a desigualdade social é forte em Salvador. A comunidade de Vila Vitória, onde algumas famílias não têm nem uma casa digna para morar, fica bem perto do condomínio Alphaville e suas residências de alto padrão. “Foi uma experiência de imersão coletiva de choque da pura realidade de Salvador. Foram dias desafiadores e marcantes para todos. Estou orgulhosa pela garra e comprometimento dos alunos”, afirmou Patricia. 
 
Ninguém sai o mesmo de uma experiência assim. Em breve, nossos alunos vão contar tudo que viveram e aprenderam com a iniciativa. 
 
O Anglo agradece e parabeniza alunos e professores, que participaram dessa vivência inesquecível; toda a comunidade escolar, que comprou doces, rifas, camisas, ajudando a arrecadar o montante necessário para a construção das casas; moradores da comunidade Vila Vitória, que acolheram o nosso grupo; e ONG TETO Brasil, por possibilitar experiências como essa. Ano que vem tem mais!

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br