31/10/2018
Primeiro dia de provas do Enem será neste domingo, 4; confira dicas e o que levar

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começa a ser aplicado neste domingo, 4. No primeiro dia, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação – para a qual vale a advertência de que qualquer explanação que desrespeite os direitos humanos incorrerá na perda de 200 pontos.

Atenção! Este ano, o início do horário de verão coincidirá com o primeiro domingo de provas. Portanto, o Enem será realizado em horários distintos no país. Na Bahia, a abertura dos portões será às 11h, e o fechamento às 12h. A prova será aplicada das 12h30 às 18h.

Confira algumas dicas e bons estudos:

Aplicativo - O cartão de confirmação da inscrição já está disponível. Desse documento constam o número de inscrição; data, hora e local das provas; atendimento especializado e/ou específico (se solicitado); e língua estrangeira selecionada. Para facilitar o acesso às informações, o aluno pode baixar o aplicativo do Enem em seu smartphone (IOS e Android).

Pontualidade - Assim que souber o local das provas, faça o percurso para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar. Lembre-se que o trânsito no dia pode estar mais complicado que de costume.

Documentação - Nesta edição do Enem, vários documentos podem ser utilizados para identificação, mas só valem os originais, oficiais e com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e Identidade funcional. Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.

O que levar - Fique atento aos itens obrigatórios e proibidos no dia das provas. Todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.

É proibido levar qualquer material impresso (livros, apostilas), borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros e bonés.

Durante a prova - Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe-o debaixo da sua cadeira. Não esqueça de conferir seus dados no cartão-resposta/folha de redação e certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões.

É possível se alimentar e hidratar durante as provas, mas é importante o candidato saber que os produtos poderão ser verificados a qualquer momento. O Inep recomenda que, nesse caso, o estudante leve alimentos de fácil manuseio e não exagere no consumo.

Com informações do Inep