15/08/2018
Primeira parte da Mostra de Estudos Culturais acontece neste sábado, 18

Nos próximos dois sábados, o Anglo vai se transformar num território multicultural! Os alunos do Ensino Fundamental I vão compartilhar, com toda a comunidade escolar, as curiosidades e tudo mais que aprenderam sobre a cultura e a história de diferentes povos do mundo. É a nossa Mostra de Estudos Culturais! No primeiro sábado, 18, as apresentações ficam por conta das turmas do 4º e 5º ano.

O 4º ano vai falar sobre os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil para trabalhar, vindos da Espanha, Alemanha, Itália e Japão. Como essa mão de obra contribuiu para a modernização e o crescimento do Brasil? Onde eles se instalaram? Como foi a relação de trabalho entre os imigrantes e os fazendeiros? Quais as principais contribuições desses povos para a formação da identidade brasileira? Quais brincadeiras e jogos têm origem na cultura desses imigrantes? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas.

Ao longo desta semana, o restaurante do colégio está servindo pratos especiais a pedido dos alunos, que são originários da culinária dos países estudados. Além disso, o 4º ano fez uma pesquisa com a comunidade escolar. “Perguntamos quais pratos de origem desses países que as pessoas mais gostavam. Os mais votados serão apresentados para as famílias na Mostra. Vamos dizer de onde vieram e quais as diferenças entre as receitas originais e a forma como é feita aqui no Brasil”, explicou a tutora, Luciana Rios.

O tema central dos alunos do 5º ano será “Povos primitivos? Qual razão? Eis a questão...”. Quem visitar os estandes, poderá aprender mais sobre os ameríndios através de jogos construídos pelos alunos, além de refletir sobre a nomenclatura “índios”, atribuída pelos europeus. A turma também fará a apresentação de um sarau no auditório, no qual serão levantadas mais reflexões sobre a nossa história.

As crianças fizeram várias atividades que contribuíram para o aprendizado e a compreensão sobre o tema. Antes do recesso, a turma participou de uma oficina de caxixi com o professor e capoeirista Ratinho. Na ocasião, os alunos bateram um papo com ele e com a escritora e, também, capoeirista, Cristina Fazzito. O professor Ian Fraser foi mais um dos convidados que enriqueceu o repertório dos alunos. Ele debateu com a turma o conceito de representatividade.

Teve, ainda, a visita ao Museu de Arqueologia e Etnologia, e uma série de atividades em sala de aula, que levaram os alunos a refletir sobre o tema. Muitas delas, trouxeram questionamentos através da música, da arte e da poesia. “Trabalhamos com a poesia Quadro Negro, com a poesia religiosa de Ana Mari Sousa, e com músicas de Lenine, Legião Urbana, Wilson Simonal, Jorge Ben Jor e Sandra de Sá”, contou a tutora da turma, Melina Endraos.

Não perca a primeira parte da Mostra de Estudos Culturais!