03/07/2020
Orientação profissional: Ex-alunos participam de bate-papo virtual com 2º EM

Se nós não podemos ir a São Paulo, São Paulo vem até nós! As turmas do 2º ano do Ensino Médio ainda não fizeram a tradicional viagem do projeto de Orientação Profissional, mas nossos ex-alunos, que nos recebem todos os anos na capital paulista, participaram de um bate-papo com o 2º EM. O encontro virtual, realizado no dia 2 de julho, foi promovido pelo Núcleo de Atuação Psicopedagógica do Anglo (NAP).

Cheios de saudade e com muita vontade de ajudar os colegas que têm o grande desafio de escolher o que fazer após concluir o Ensino Médio, muitos ex-alunos estiveram conosco. Olha que lista imensa: Liz Cerqueira, Júlia Braga, Natália Mota, Laura Cassaro, Fernando Leal, Matheus Azevedo, Felipe Ardito, Antonio de Lucca, Betina Braga, Victoria Moura, Paula Tavares, Julia Hollnagel, Caio Matos, Sofia Leal, Giulia Mura, Beatriz Costa, Laura Esteves, Lea Maria, Luísa Nogueira, João Vitor Oliveira e Alice Brim.

Durante a conversa, eles responderam perguntas do 2º EM, falaram sobre as instituições em que estudam, os cursos que escolheram, suas experiências além da sala de aula, o mercado de trabalho e os desafios enfrentados na nova fase da vida, como a distância da família. “Mudar para São Paulo sem a família é uma decisão que requer coragem. Saí de Salvador com 17 anos e já estou há cinco anos fora de casa. Essa mudança me fez crescer muito, mas senti solidão, senti saudade. Porém, valeu muito a pena”, disse Fernando Leal, aluno de Administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

São Paulo reúne algumas das faculdades mais disputadas do país, e é o destino de muitos dos nossos alunos. Além do amplo leque de opções de cursos, a cidade também oferece outras vantagens. “O mercado de trabalho aqui tem mais oportunidades. Na minha área, por exemplo, consegui estagiar no Twitter e no Facebook, que têm sedes aqui”, afirmou Sofia Leal, formada em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Com a experiência que já adquiriram estudando fora, os ex-alunos também deram dicas importantes para quem ainda está aqui. E as dicas são válidas para todos, independentemente da escolha profissional que fizerem: “Façam amigos, troquem experiências com estudantes e profissionais de outras áreas e procurem estágio”, concluiu Julia Hollnagel, que cursa Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie.

Que encontro, comunidade! O Anglo agradece a participação de todos nesse momento único da nossa história.