13/12/2017
Última etapa da formação de professores deste ano destaca matrizes de avaliação

Os professores do Anglo-Brasileiro participaram, nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de dezembro, da última etapa deste ano da formação no marco teórico do Colégio – Ensino para a Compreensão (EpC). As atividades envolveram todo o corpo docente e foram coordenadas por seis formadores, membros da Diretoria e da equipe de coordenadores de Departamentos: Débora Guimarães (Diretoria), Ananda Amaral (Língua Portuguesa), Ana Paula de Camargo (Ciências Humanas), Alessandro Carvalho (Ciências Naturais), Patricia Atahides (Eletivas e Línguas Estrangeiras) e Simone Galvão (Inglês).

“Nesta etapa, trabalhamos especificamente com as matrizes de avaliação, que são um conjunto de critérios com níveis de avaliação e níveis em que os alunos podem estar em relação àqueles critérios para o EpC”, disse Ananda. A formadora acrescentou que o objetivo da oficina é que o professor refine o trabalho de construir as matrizes, que são tão importantes para o tipo de avaliação proposta pelo marco teórico. A utilização de matrizes de avaliação possibilita uma leitura mais precisa dos avanços e dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem. Elas são valiosas para o processo de avaliação contínua, tanto para o professor quanto para o aluno.

Divididos em grupos, os professores participaram de oficinas nas quais construíram matrizes de avaliação para atividades que foram propostas aos alunos ao longo do ano letivo. “Eles retomaram as matrizes que começaram a construir na oficina anterior, realizada em setembro”, explicou Ana Paula. Após montar suas matrizes, os grupos trocaram os documentos entre si e fizeram observações nas propostas. As equipes fizeram, ainda, uma autoavaliação da matriz apresentada.  “Eles se debruçaram sobre o EpC de uma forma muito abrangente, avaliando metas, desempenho e matriz, e avaliando, também, em que estágio eles estão, verificando como avançar nesse processo de conquista do marco teórico do colégio”, destacou Ana Paula.