HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

25/03/2019
Jogo com tampas de garrafa ajuda 1º EF a aprender a forma correta de segurar o lápis

Para quem sabe escrever, o movimento das mãos na hora de pegar no lápis ou na caneta é tão automático que a gente até esquece como deve ter sido difícil aprender lá no começo da vida escolar. Para ajudar as crianças nessa fase e tornar a utilização correta do lápis bem natural, a professora Ana Paula Bacelar, tutora do 1º ano do Ensino Fundamental, reuniu a turma para jogar “pega tampinhas”.
 
 
A turma pegou uma caixa e encheu de tampas de garrafas. Depois, o grupo ficou ao redor da caixa e, manuseando prendedores de roupa, foram obedecendo aos comandos da tutora. Ela ia pedindo para que eles pegassem apenas as tampas de determinada cor, até que não sobrou nada na caixa.
 
Parece um jogo ingênuo, mas a atividade é muito importante para essa fase de desenvolvimento. Como não é um movimento habitual para as crianças, muitas tinham dificuldade ou não conseguiam manusear o prendedor. “O desafio é esse movimento da pinça ao apertar o prendedor de roupa. Ao fazer isso, a criança trabalha a coordenação motora. É um movimento que vai ajudar a pegar no lápis corretamente, principalmente quando a gente começar a escrever com letra cursiva”, explicou Ana Paula.
 
 
E não é só isso. A brincadeira também ajuda no ensino das cores e da contagem. “Depois de pegar todas as tampinhas, os alunos contaram quantas de cada cor eles conseguiram pegar e, em seguida, o número total de tampinhas”, disse a tutora.
 
Simples, divertido e cheio de aprendizagens! É gostoso demais estudar assim.
 
Fotos: Ana Paula Bacelar

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br