09/11/2018
Grupos do 6º ano apresentam cenas de Dom Quixote em forma de rap

Dom Quixote, seu fiel escudeiro, Sancho Pança, e seu cavalo Rocinante estavam andando pela região da Mancha, provavelmente indo visitar Dulcineia, amada do nosso cavaleiro, quando se depararam com... grupos de rap. Como? É que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II leram a história do espanhol Miguel de Cervantes, escolheram seus trechos preferidos e reescreveram a narrativa em forma de rap. O rap do Quixote. A atividade foi proposta pela professora de Língua Portuguesa, Lina Passos.

A apresentação dos grupos no auditório do colégio foi a culminância do projeto, que passou por várias etapas. “Fizemos a leitura do livro, debatemos as temáticas da narrativa, então, os alunos escolheram os trechos que acharam mais interessantes e usamos o conhecimento que construímos sobre a obra para fazer uma produção textual em outra linguagem: o rap”, explicou a professora Lina.

O resultado foi um espetáculo. As duas turmas se reuniram no auditório para que todos pudessem conferir a produção dos colegas. No palco, os grupos mostraram que compreenderam a história e, também, a batida ritmada e de versos curtos das letras de rap.

Uma de nossas diretoras Francisca Salomão, a psicóloga do Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP), Bianca Becker, e a coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, Ananda Amaral, prestigiaram as apresentações. Ananda contou que ficou emocionada com o que viu. “Ver vocês dançando e cantando no palco, todos participando de forma diferente, criativa e harmoniosa, me deixou muito feliz. Fiquei emocionada, com os olhos marejando, em vários momentos. Vocês estão de parabéns!”, afirmou.

Embora tenham lido o livro juntos, cada aluno construiu uma memória diferente acerca da história. E são essas memórias que vão ficar guardadas para sempre. Parabéns, 6º ano! Todos vocês deram um show como leitores e como rappers!