HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

12/06/2019
Grupo do EM desenvolve diferentes habilidades em simulação de conferência no estilo ONU

Um grupo de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio participou, nos dias 1º e 2 de junho, de uma das simulações promovidas pela Internationali Negotia. Realizado nos moldes das assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento trouxe como tema a Conferência de Paris, que reuniu os países vitoriosos da 1ª Guerra Mundial. Na atividade, os participantes se tornam representantes dessas nações. A simulação foi a primeira das classificatórias para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília. O aluno Vinícius Pereira conquistou o reconhecimento como melhor delegado e já tem vaga garantida na capital do Brasil.
 
 
 
Clara Tripodi, Enrico Marques, Lívia Lima, Tiago Martinez e Samir Suares, do 1º EM, e Bernardo Oliveira, Lara Oliveira e Vinícius, do 2º EM, foram os representantes do Anglo na simulação. Por iniciativa própria, os alunos vêm se preparando desde o início do ano através do InClub, grupo de estudos para as simulações organizado e coordenado pelos alunos Vinícius e Bernardo, e Cecília Veras, do 3º EM, e realizado aqui no Colégio. 
 
A simulação lotou com a participação de 42 alunos - chamados de delegados -, representando três colégios de Salvador. Estreante no evento, Clara contou que ficou nervosa apenas no início. “Eu tomei um susto porque todos pareciam preparados, todos pareciam saber muito, fiquei com medo de me julgarem caso eu cometesse algum erro. Mas, no fim das contas, todos foram muito amigáveis. Se você errava, eles te ajudavam. Meu choque inicial foi grande e o choque com o que realmente aconteceu, também”, disse.
 
 
Para Vinícius, todos os colegas, mesmo sem experiência, se saíram muito bem. “Mesmo que a gente explique como é, não há como você sentir o que é uma simulação até participar de uma. Achei que todos se adaptaram muito bem, conseguiram negociar e todo mundo se destacou”, ressaltou. Ele também passou por esse nervosismo na sua primeira simulação. Desta vez, o aluno já se sentia mais preparado. “Ano passado não sabia o que fazer porque nunca tinha entrado em contato com esse tipo de debate. Agora, me senti mais preparado, até porque me proporcionei diversas experiências tanto em Brasília quanto nos Estados Unidos. Também achei que o nível dos delegados, a taxa de produção de documentos e a qualidade da argumentação estavam melhor”, avaliou.
 
Habilidades - A imersão numa atividade como a simulação proporciona uma série de aprendizagens. Trabalho em equipe, oratória, produção de documentos e escrita formal, enriquecimento do vocabulário, saber lidar com o imprevisível e capacidade de negociação e argumentação são algumas das questões trabalhadas destacadas por Vinícius. “Ao apresentar um trabalho, o intuito é fazer com que o grupo aprenda, mas isso nem sempre acontece e não há uma consequência direta para quem apresentou. Na simulação, fazer com que as pessoas entendam, se empenhar para mostrar suas ideias, é obrigatório”, afirmou Vinicius.
 
Clara destacou que a simulação ainda ajuda a ter uma visão melhor do cenário mundial, além de mostrar como estabelecer relações de forma diplomática e demonstrar respeito ao próximo. “A partir do momento que você representa um país, seus posicionamentos pessoais não importam mais. Você está ali para defender um povo e tem que colocar os interesses dele acima dos seus. A gente aprende na prática e isso agrega bastante”, pontuou.
 
 
InClub - O InClub é uma iniciativa apresentada e coordenada pelos alunos, que contam com o apoio do Colégio para desenvolver as atividades. Utilizando material desenvolvido e disponibilizado pela Internationali Negotia, Clara, Vinícius e Bernardo montaram um grupo de estudos com colegas que têm interesse em enriquecer seus currículos e viver novas experiências participando das simulações.
 
Os alunos são orientados pelo trio em encontros realizados semanalmente, após o horário de aulas. Eles conhecem como é uma simulação, fazem discursos, trabalham a argumentação, a produção de documentos oficiais e discutem sobre diversas questões, em busca de soluções.
 
Fotos: Acervo pessoal

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br