03/03/2018
Feira das Ciências é oficialmente lançada para EF II e EM; Veja o cronograma de atividades

Foi dada a largada para uma jornada especial de conhecimento! Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio foram oficialmente apresentados à Feira das Ciências, que traz como tópico gerador “Pensando em soluções para a vida no século XXI”.

E atenção para as datas! As apresentações, que inicialmente aconteceriam no dia 16 de junho, foram antecipadas para o dia 9 do mesmo mês. A alteração foi necessária em virtude da participação de alguns alunos na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Confira o cronograma completo (no quadro abaixo e nos arquivos ao lado), inclusive, com as datas dos encontros aos sábados:

Divididos em equipes, os alunos já começaram a pensar em ideias para os projetos e a escolher os professores-orientadores, que irão ajudá-los durante todo o processo, de acordo com a área acadêmica e a modalidade contempladas.

A diretora e coordenadora do EF II, Selene Dias, lembrou que o mundo vive um momento em que tentamos reconstruir tudo que nós mesmos destruímos. “A Feira é muito importante para que a geração de vocês comece a pensar em novas soluções, e vai propiciar a reflexão dentro da vida de cada um”, explicou.

O coordenador do Departamento de Ciências Naturais, Alessandro Carvalho, convidou os alunos a observarem problemas do cotidiano. “A proposta é que vocês usem a criatividade para buscar soluções para os problemas que se apresentem. E que problemas são esses? Quaisquer problemas. Comecem a observar as coisas e vejam o que pode ser mudado”, afirmou.

Quanto ao formato das apresentações, os alunos poderão escolher entre cinco modalidades: Jovens conferencistas científicos, na qual realizarão a apresentação oral dos trabalhos; Experimentos científicos; Vídeo e ciência; Subjetividade científica (apenas para equipes do EM), que permite aos alunos montarem instalações artísticas; e Criação de jogos. Confira os regulamentos:

Regulamento Geral
Regulamento - Instalações (Subjetividade Científica)

Alessandro lembrou aos alunos que algumas equipes terão a oportunidade de apresentar seus projetos no Encontro de Jovens Cientistas, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que reúne estudantes-pesquisadores de escolas públicas e particulares de todo o estado. Além disso, o coordenador contou que está negociando a participação dos projetos em mais um evento. Mas esse é surpresa!

Pelo visto, boas novidades estão a caminho! Vamos caprichar, turma! O Anglo deseja sucesso aos jovens pesquisadores!