03/08/2020
Faça P’Arte tocou corações e revelou talentos da comunidade escolar

Foi entre risos, lágrimas, aplausos e momentos de muita emoção que a comunidade escolar se reuniu na manhã de sábado, 1º de agosto, para a retomada do Faça P’Arte, agora numa edição virtual que durou mais de quatro horas. Apresentado pelos alunos do Terceirão, Bernardo Coelho, Lara Dória, Mariana Duarte e Rafael Póvoas, que também foram os organizadores do evento, o Faça P’Arte revelou talentos e surpreendeu os participantes.

Nossos alunos mostraram as mais diferentes habilidades. Mariana Senna, do 2º EFAI, dançou; Beatriz Mendonça, do 6º ano, atuou; Clara Tripodi e Bruna Sarno, do 2º EM, gravaram um vídeo juntas, cada uma da sua casa, para mostrar a evolução da dança ao longo dos anos num mix de várias coreografias; Carlos Bandeira, do 9º ano, e Maria Regina Bulos, do 1º EM, mostraram que são talentosos também ao piano. “Acredito que a música é muito mais do que melodia, harmonia e ritmo. Ela nos representa, expressa nossos sentimentos. A música revela nossa alma. Agora, mais do que nunca, preciso da música, porque é a parte de mim que faz eu me sentir viva. Por isso, resolvi compartilhar um pouco da música com vocês. Escolhi uma que me traz sofrimento, paz e alívio ao mesmo tempo. Espero que ela consiga tocar seus corações assim como toca o meu”, comentou Regina.

Os ex-alunos também estiveram muito bem representados. Bernardo Tochilovski e seu pai, Alejandro, tocaram e cantaram Let it be, um clássico dos Beatles; “a melhor (e mais humilde) turma que já passou pelos corredores do Anglo”, como se autointitularam, montou uma apresentação em grupo, mesmo com cada um morando num canto diferente do mundo; teve até uma apresentação surpresa de Fernando Tavares, que deu um show na guitarra; e Beatrice Santiago recitou poemas escritos por ela. “Nunca tive oportunidade de dizer que para mim o Anglo é muito mais do que uma escola, é uma revolução na educação que tive o prazer de testemunhar. O Anglo é uma escola que agiganta as pessoas que passam por lá e transformou radicalmente a minha vida. Eu fui para essa escola feliz todos os dias e sou infinitamente grata por ter estudado no Anglo”, afirmou Beatrice.

A equipe Anglo também fez bonito no Faça P’Arte. Sabiam que a professora Eniara toca violão e gosta de cantar?! Foi difícil segurar a emoção e as saudades ao ouvir Carminha cantar um lindo louvor, como aqueles que a gente sempre escuta ela cantarolar todos os dias no colégio. Dick Fraser mostrou seu trabalho artesanal com gravetos. Duda, filha da professora Ana Cláudia Sokolonski, explodiu o fofurômetro cantando a música tema do filme Frozen acompanhada pela mamãe e, para encerrar, Ian Fraser apresentou um Lip Sync editado por ele e que contou com a participação de vários professores em performances muito divertidas feitas especialmente para os alunos.

Nossa plateia estava fantástica! Vimos carinhas alegres por matar um pouquinho da saudade que já é imensa, vimos abraços, carinho, lágrimas (muitas lágrimas), vimos famílias dançando nas salas de casa, cantando junto, aplaudindo cada apresentação e ouvimos depoimentos inesquecíveis, declarações apaixonadas que traduzem o que nossa comunidade é e o que o Anglo representa para cada um que passa por aqui.

Obrigado, comunidade! Cada palavra, cada gesto, cada momento do Faça P’Arte nos encheu de alegria e orgulho. Saímos com o coração aquecido, certos de que iremos passar por essa fase atípica e voltaremos a estar fisicamente juntos ainda mais fortes como a família que nos tornamos. E que venha o Faça P’Arte 2021 porque, depois dessa experiência fenomenal, temos certeza que nosso show de talentos voltou para ficar.