23/08/2011
Ex-reitor e professora da UFBA falam sobre BI’s

Na segunda-feira, dia 22 de agosto, o Colégio Anglo-Brasileiro recebeu os professores Naomar Almeida e Denise Coutinho para uma palestra sobre os cursos de Bacharelados Interdisciplinares, uma nova modalidade de curso superior oferecida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2009.

Ex-reitor da UFBA e professor do Instituto de Saúde Coletiva, Naomar Almeida é idealizador dos cursos de BI’s, uma espécie de formação geral antes de o estudante começar um curso superior de formação específica. Os BI’s têm duração mínima de três anos e o candidato pode escolher entre quatro áreas do conhecimento: Saúde, Humanidades, Ciências e Tecnologias e Artes.

Na condição de coordenadora da área de concentração em estudos da subjetividade e do comportamento humano que o Instituto de Psicologia da UFBA oferece aos bacharelados, a professora Denise Coutinho também contribuiu com a palestra. Ela estava acompanhada dos estudantes Tiago Castelo Branco, Bianca Menezes, Brisa Moura e Felipe Almada, que esclareceram dúvidas sobre os cursos.

A atividade foi voltada aos alunos do Ensino Médio do Anglo e estendida aos pais, devido à importância do tema e insegurança que alguns demonstravam em relação à escolha pelos BI’s. De fato, Evana e Orlando, pais de Caio (3º EM), revelaram que “antes da palestra já tínhamos conhecimento sobre o BI, mas não da forma como agora sabemos”.

As explanações dos professores e os depoimentos dos alunos fizeram os dois chegar à seguinte conclusão: “o BI é uma oportunidade para o futuro profissional de, além de vivenciar a descoberta da sua melhor competência, ampliá-la de tal forma a tornar-se um indivíduo que possa fazer a diferença naquilo que se proponha a realizar”, resumem.

Eles contam que o filho havia se inscrito no vestibular de Direito sem muita segurança, mas agora está inscrito no BI de Humanidades. “Estamos muito tranquilos com a sua nova decisão! Só temos a agradecer por mais esta ‘intervenção’ esclarecedora proporcionada pelo Anglo”.

Para Natalia Benevides, aluna do 1º V, o BI ainda não é uma opção porque não contempla o curso de Medicina, mas ela considera a proposta interessante, pois “o estudante não cai na faculdade sem saber nada”. Além disso, destaca que os BI’s ensinam além do essencial, a lidar com o ser humano por meio de projetos sociais, formando um profissional mais completo.

Outro ponto que Natália considera importante é a forma de avaliação no BI. Os alunos não precisam fazer um novo vestibular para o curso específico, o critério de seleção é feito pela nota global. “Não sou a favor de uma prova que julga anos de conhecimento”, diz.

Na UFBA, pelo menos 20% das vagas de cada curso são disponibilizadas para os egressos dos Bacharelados Interdisciplinares. Já para ingressar nos BI’s, o candidato tem que se inscrever no vestibular, mas a avaliação é exclusiva por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

18/09/2011 às 17:18:42
Danielle B.

Sou aluna do BI Saúde. Só para esclarecer, o BI contempla o curso de medicina sim, mas não da forma como todos gostariam. É preciso fazer 3 anos de BI e MAIS 6 anos de medicina, já que nenhuma matéria é aproveitada pelo curso de medicina que possui sua formação em módulos e não em matérias.

18/09/2011 às 12:27:32
Diana

Sou aluna do Bacharelado interdisciplinar em saúde estarei me formando esse ano,e posso dizer que o Bi me fez uma pessoa mais humanizada, decidida nas minhas escolhas, formadora de opinião de forma geral, não somente especifica, a final eu pude com esse curso percorrer não somente área da saúde, mas diversas áreas do conhecimento , estou satisfeita, e certa nas minhas escolhas.

01/09/2011 às 12:32:06
Danilo

Só esclarecendo, sou aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFBA, sobre o comentário da Natália Benevides, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde contempla o curso de Medicina. Sendo que já foram disponibilizadas 16 vagas para cada semestre de Medicina

01/09/2011 às 08:31:39
Marta Pinheiro Alves

Muito Bom! Fico Feliz em saber que iniciativas como esta vem prevalecendo nos ambientes educacionais. O que é bom tem que ser divulgado. Parabens!