HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

18/11/2019
Estudando hardware e software, 6º ano compreende funcionamento de computadores

Ligar o computador e navegar na Internet é simples. Mas, você sabe como essas máquinas funcionam? E se algum dia seu notebook deixar de responder a comandos simples, você tem ideia de como identificar e resolver o problema sem chamar um técnico? Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental estão trabalhando o tema na prática nas aulas de Computação do professor Danilo Ribeiro.
 
 
Conhecer a arquitetura básica de um computador é uma das habilidades que constam no Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, elaborado pelo Centro para Inovação da Educação Brasileira (CIEB). O currículo está alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que determina as aprendizagens essenciais nas escolas.
 
“A ideia é que os alunos conheçam um pouco do funcionamento do computador, compreendendo a diferença entre hardware e software, com ênfase maior para os principais hardwares”, explicou Danilo. Hardware é o conjunto de componentes físicos dos computadores, enquanto software é a parte lógica.
 
 
A meta é que os alunos compreendam o papel de cada hardware no funcionamento do computador. Durante as aulas, eles conhecem algumas peças-chave das máquinas, como a placa-mãe, processador, memória RAM, HD, cooler, placa de som, placa de vídeo, placa de rede, fonte de alimentação e drive óptico. Eles não se tornam técnicos em computação e ainda vão precisar de ajuda profissional em muitos casos. No entanto, o conhecimento adquirido garante certa independência e será bastante útil quando surgir o primeiro sinal de qualquer pane.
 
Fotos: Danilo Ribeiro

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br