22/09/2016
Estímulo à leitura: Primeira edição da Feira de Livros atraiu toda a comunidade escolar

Em sua primeira edição, a Feira de Livros do Anglo já mostrou a que veio! O evento, realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, reuniu alunos, pais, professores e funcionários em torno de uma única paixão: a literatura!

Várias turmas participaram expondo seus trabalhos, preparando apresentações e prestigiando a programação, que contou com palestras, lançamentos de livros e sessões de autógrafos. A bibliotecária Martha Maria, que encabeçou a organização da Feira, comemorou o grande envolvimento. “Momentos prazerosos, de aprendizado, conhecimento e afeto. Pudemos experimentar vários sentimentos, acessar memórias e imaginar boas ideias para futuros encontros”, disse.

Fantasiada, a turminha do 2º ano EF I usou cones decorados feitos de rolos de papel higiênico e papel toalha para sussurrar poesias de Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e outros autores nos ouvidos de todos. “Cada um decorou seu próprio cone com fitas, durex e areia colorida. Eles amaram fazer!”, contou a tutora da turma Ana Patrícia Bitencourt.

Os visitantes ficaram impressionados diante de um lindo mural dos desejos da turma do 4º ano da professora Verânia Leal. A atividade foi baseada num livro que a turma leu. Os alunos abriram o coração e revelaram suas maiores vontades: voltar no tempo, conhecer o avô, respirar debaixo d’água, que todas as pessoas da família e os animais de estimação que já se foram pudessem reviver. Muitos pais foram flagrados anotando os desejos de seus filhos. Será que vão poder torná-los realidade?

O 4º ano da professora Ildete Xavier preparou um cantinho para recitar poesias. Muitos se animaram a compartilhar seus textos favoritos ou fazer uma leitura especial para os convidados. Os alunos do 5º ano, junto com a professora Luciana Rios, prepararam uma surpresa para a bibliotecária Martha: eles fizeram uma entrevista com ela na qual perguntaram sobre o funcionamento da biblioteca e sobre sua paixão pelos livros. “Eles me fizeram voltar à minha infância, perguntaram sobre a biblioteca da escola onde eu estudava, os livros que eu gosto de ler”, emocionou-se Martha.

O 6º ano da professora Lina Passos montou uma exposição com fotografias de alunos lendo na nossa biblioteca. Com a professora de Artes Visuais Camila Govas, os alunos também prepararam uma exposição de pinturas em azulejo. “Estamos trabalhando com linguagem verbal e não-verbal, analisando a relação simbólica das palavras, dos objetos”, explicou Camila.

As atividades do projeto Cenas de Leitura, desenvolvido pelas professoras de Português Gal Oliveira, Camila Mello e Camila Gusmão nas turmas do EF II, também ganharam espaço na Feira: os GIFs do 7º ano foram exibidos o tempo inteiro na TV do pátio de entrada, já os marcadores de livro feitos pelos próprios alunos foram expostos. O 8º espalhou pelo colégio os trechos que mais lhe marcaram dos livros que leram. Os alunos do 9º mostraram suas novas versões das capas para as obras que leram este ano.

A sensibilidade dos alunos do 1º EM mereceu destaque. A partir de passagens do livro Iracema, de José de Alencar, selecionadas pela professora Ananda Amaral, as turmas fizeram composições visuais. “Pedi que eles imaginassem a cena e representassem de alguma forma. Eles tiveram liberdade para fazer o que quisessem”, contou Ananda. Desenhos, fotografias, instalações. Criatividade não faltou.

O aluno Augusto Minho discordou do autor e representou uma das passagens do livro de acordo com sua interpretação. O personagem Araquém retira uma pedra de cima de um buraco e diz que o ruído feito é a voz do deus Tupã. Na obra, Alencar explica que não foi bem assim. Mas, Augusto acredita que o pajé consegue mesmo invocar Tupã e mostra isso com um desenho.

Marcela Velame escolheu representar os sentimentos de Iracema, personagem que dá nome ao livro, através de um castelo de cartas que desmorona. Ela quis mostrar que a vida da personagem mudaria completamente após a partida de seu amado Martim e de seu irmão Caubi, representados pela carta levada pelas ondas do mar de lágrimas de Iracema.

“A gente foi construindo a Feira a cada dia. Muitas coisas foram acontecendo, novas ideias surgiram e foram colocadas em prática. A Feira foi crescendo no próprio momento que acontecia”, disse Martha.

O evento teve ainda um bate-papo com o escritor Pablo Maurutto, que lançou seu livro No caminho das águas especialmente para as turminhas do 1º ao 3º ano do EF I. A escritora baiana Neide Cortizo marcou presença para uma conversa sobre a Coleção História e Histórias de Lia, que narra momentos históricos importantes do país e autografou exemplares de suas obras. Quem também marcou presença foi a autora Silvana Oliveira, que trouxe seu livro Faladas de Sofia, inspirado nas tiradas engraçadas de sua filha e aluna Anglo Sofia Póvoas.

Dinâmica, encantadora e recheada de momentos inspiradores. Assim foi a nossa Feira de Livros. Quem gosta de ler, saiu com vontade de devorar ainda mais livros. Quem ainda não curte muito uma boa leitura, ao menos começou a mudar de opinião.

O Anglo parabeniza a todos os envolvidos e agradece àqueles que colaboraram para mais esse evento inesquecível!

Confira em nossa página no Facebook as fotos da Feira. As imagens estão divididas em dois álbuns: Parte I e Parte II. Os registros são do nosso professor e fotógrafo Ian Fraser.