HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

24/10/2016
Escritor e cartunista Luis Augusto, do Fala menino!, conversa com crianças do EF I

Com o objetivo de aproximar leitores e escritores e tornar o hábito de ler ainda mais prazeroso, o Anglo apresentou mais um autor aos alunos. Desta vez, as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I tiveram um animado bate-papo com o cartunista e escritor baiano Luis Augusto.
 
 
A vinda de Luis Augusto, criador das tirinhas Fala menino!, foi intermediada pela bibliotecária Martha Maria a partir da ideia da professora do 2º EF I Ana Patrícia Bitencourt. A professora lembrou que todas as turmas leem obras do autor e, como a editora Humanidades, responsável pela publicação dos títulos, participou da nossa Feira de Livros, Martha não perdeu tempo e tratou logo de iniciar os contatos para trazer Luis ao colégio. “É um projeto da biblioteca para que vocês conheçam melhor o autor do livro que estão lendo”, disse uma de nossas diretoras Selene Dias, destacando que outros autores, como Neide Cortizo e Pablo Maurutto também já vieram ao colégio.
 
 
Luis contou histórias de sua infância, fez desenhos para as crianças e falou sobre sua trajetória. O escritor disse que só tinha um amigo na rua em que vivia, não podia ir à casa dele sozinho e era difícil alguém levar ele até lá para brincar. Por isso, sua principal diversão era desenhar e inventar histórias. 
 
 
As crianças também ficaram sabendo que o cartunista já trabalhou com Ziraldo, o pai do Menino Maluquinho. “Voltei a Salvador para me formar em Arquitetura, mas nunca gostei muito disso. Nesse período, percebi que a gente precisava falar sério com as crianças sobre dois temas: diálogo, porque o adulto não sabe ouvir a criança; e respeito”, disse Luis. Foi aí que surgiu o Lucas, um menino de 10 anos e que não sabe falar, personagem principal das tirinhas Fala menino!
 
 
Inquietos e curiosos, os alunos participaram falando o quanto gostam das histórias e dos desenhos de Luis Augusto e fazendo um monte de perguntas. Além dos livros do Fala menino!, as crianças também leram os contos da Coleção Ben e a Bisa, nos quais o autor faz releituras bem atuais de clássicos como Pinóquio e Os três porquinhos. 
 
 
Todos curtiram muito cada momento! “Foi muito enriquecedor! Luis é sensível e inteligente. Através do contato com o autor, a gente conhece outro universo, vê a partir do olhar do outro e isso amplia muito o nosso próprio olhar. E é uma troca muito boa também para o autor”, disse Martha. 
 
E temos uma notícia fresquinha: O primeiro livro da coleção Ben e a Bisa – Chapeuzinho Vermelho é um dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti na Categoria Digital. Vamos torcer!
 
 
Obrigada, Luis! Os alunos adoraram te conhecer e querem ler muito mais histórias suas!
 
E por falar em mais histórias, clique aqui e veja algumas tirinhas de Luis Augusto.
 
Veja mais fotos do encontro na nossa página no Facebook. As imagens são do professor e fotógrafo Ian Fraser.

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br