09/05/2019
Em setembro, alunos do 1º EM terão aulão de campo em Brasília

Entre os dias 3 e 6 de setembro, os alunos do 1º ano do Ensino Médio estarão em Brasília conhecendo in loco alguns dos locais onde são tomadas as principais decisões do país. Na manhã desta quarta, 8, pais e alunos se reuniram no auditório para saber mais sobre a proposta da atividade, que é parte do Projeto Nós e o Estado, desenvolvido em parceria pelas disciplinas de Filosofia e Sociologia, com o professor Jailon Gama, e Geografia, nas aulas do professor Fábio Mutti.

Na capital federal, as turmas vão visitar o Palácio do Planalto, o Superior Tribunal de Justiça (STF), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado, a Câmara dos Deputados, o Palácio do Itamarati e o Ministério Público, entre outros órgãos. Confira alguns dos principais pontos abordados na reunião:

- Em Brasília, haverá uma empresa de ônibus contratada apenas para transportar o grupo;
- No hotel, respeito é a palavra-chave. O grupo deve lembrar que há outros hóspedes. Vamos andar devagar, falar baixo e obedecer às normas do estabelecimento;
- Todos os alunos devem levar RG e Cartão de Saúde, além de entregar uma cópia desses documentos aos professores;
- Os menores de 16 anos também devem apresentar a Autorização de viagem, documento emitido pelo Juizado da Infância e Juventude;
- É essencial cumprir os horários combinados. Todos os órgãos públicos federais possuem horários rigorosos. Atrasos podem implicar toda a programação;
- Atenção para as roupas! Bermudas, shorts, minissaias e similares não poderão ser usados em nenhuma das atividades programadas. Para ter acesso ao STF, STJ e Ministério Público, é exigido o uso de terno (rapazes) e terninho ou tailleur (moças);
- Por fim, é importante ressaltar que a viagem é uma atividade acadêmica e todas as regras seguidas no Colégio continuam valendo em Brasília.

O principal objetivo do Nós e o Estado é aproximar os estudantes da política de Estado e de todos os seus desdobramentos na sociedade. Além da ida a Brasília, o projeto realiza uma série de discussões em sala de aula. Entre outros temas, os alunos estudam a origem do estado moderno ocidental, as correntes políticas e filosóficas que deram corpo a esse Estado e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Para mais informações, entre em contato conosco através da nossa Secretaria pelos telefones (71) 3367-2173 / 3040 / 7308 / 3041 ou pelo e-mail secretaria@anglobra.com.br.