20/07/2020
Em reunião virtual, Anglo compartilha dados sobre andamento das aulas e planos para volta

O que está sendo preparado para a volta às aulas? Quando o ano letivo de 2020 será concluído? Professores e alunos conseguirão trabalhar todos os conteúdos planejados antes da pandemia? Essas e muitas outras questões foram discutidas no encontro realizado no sábado, 18, que reuniu a Diretoria, famílias e funcionários do Anglo. A reunião virtual é mais uma ação que demonstra a transparência do colégio em suas decisões, além da vontade de estar sempre próximo da comunidade.

Débora Guimarães, uma de nossas diretoras, abriu o encontro comparando o contexto do início da pandemia, em março, com tudo que alcançamos hoje e estamos preparando para o futuro, que ainda é incerto. “Quando as aulas presenciais foram suspensas, tivemos 24h para nos reinventar e nos organizarmos para o ensino remoto. Fomos nos adaptando, ouvindo as famílias e os alunos. Hoje, ainda não sabemos quando as aulas presenciais serão retomadas, mas já sabemos que, quando isso ocorrer, o ensino será híbrido”, disse Débora.

Parecer do CNE - A coordenadora de Língua Portuguesa, Ananda Amaral, destacou os principais pontos do mais recente parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE) que, dentre outras coisas, faz recomendações para o planejamento de volta às aulas. O parecer orienta que as instituições educacionais mantenham uma ampla rede de comunicação com toda a comunidade escolar, esclarecendo e orientando quanto aos novos procedimentos de conduta.

Outros pontos importantes são a flexibilização acadêmica, a possibilidade de reorganização do calendário 2020-2021 e a necessidade de formação e capacitação da equipe. “A equipe deverá estar preparada tanto emocionalmente quanto na área de administração do dia a dia no colégio, porque todos poderão lidar com situações excepcionais no retorno”, pontuou Ananda.

Os conteúdos são importantes, mas, o essencial na retomada dos encontros presenciais será o acolhimento emocional. Afinal, todos nós estamos enfrentando situações muito diferentes em nossas casas. Para conhecer melhor o contexto que nossos alunos estão vivenciando e pensar no que podemos fazer agora e ações para o futuro, o Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) realizou uma pesquisa em todas as turmas.

Infraestrutura - A decisão quanto ao retorno às aulas presenciais não será do colégio nem das famílias. Assim como a suspensão dos encontros, a retomada será determinada pelo Poder Público, que também irá definir um protocolo comum a todas as escolas. Antecipando essas medidas, com base nas iniciativas que estão sendo adotadas ao redor do mundo, o Anglo já começou a se preparar.

À estrutura do colégio, já foram acrescentados pisos sanitizantes, que higienizam as solas dos calçados, termômetros digitais infravermelho, totens de pedal com dispenser para álcool gel e máscaras descartáveis para todos os profissionais. Teremos, ainda, novos bebedouros, mais lavatórios, protetor facial para os funcionários e desinfecção diária do ambiente escolar.

Tão logo o protocolo final obrigatório for definido, os alunos e suas famílias serão orientados quanto aos procedimentos que deverão ser adotados e materiais que deverão ser utilizados. Até lá, seguimos com nossos encontros virtuais cheios de saudade e expectativas para o reencontro.