13/05/2019
Em aula prática no laboratório, 1º EM observa formação de luz e fogo em reações químicas

As turmas do 1º ano do Ensino Médio foram até o nosso Laboratório de Ciências para uma atividade prática de Química orientada pelo professor Roque Araújo e por Regina Oliveira, técnica do laboratório. Para compreender melhor alguns fenômenos físicos e químicos, evidenciando indícios que classificassem esses fenômenos, os alunos usaram magnésio, permanganato de potássio e glicerina.

Na primeira etapa do experimento, os alunos queimaram magnésio para a formação de luz. Com a combustão do elemento químico, forma-se uma luz branca e intensa, que era utilizada como flash por fotógrafos algum tempo atrás.

Em outra etapa da aula prática, as turmas promoveram uma reação de oxirredução com permanganato de potássio e glicerina. O contato entre as substâncias gera muito calor, liberando chama espontaneamente.

Veja fotos e um vídeo dessas experiências nas redes sociais do Anglo.