HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

28/08/2018
EF I compartilha conhecimento sobre formação do povo brasileiro na Mostra de Estudos Culturais

Os dois últimos sábados foram de pura emoção no Anglo! Os alunos do Ensino Fundamental I brilharam na Mostra de Estudos Culturais, compartilhando com a comunidade escolar um pouco do que aprenderam ao longo do projeto, que teve como tópico gerador “A relação entre diferentes povos do mundo ocidental e suas contribuições na formação do povo brasileiro”.
 
 
O que vimos nas salas de aula, no auditório, na quadra e em todos os espaços onde a Mostra aconteceu foi um desfile de culturas, histórias e muito respeito a cada um dos povos representados. As turmas usaram a criatividade e encantaram o público em lindas encenações e um sarau, com roteiros escritos pelos próprios alunos. As famílias também puderam conhecer sobre os temas participando de jogos e oficinas preparadas com muito carinho.
 
 
As turmas do 1º EF I, das tutoras Ana Patrícia Bitencourt e Ana Paula Bacelar, estudaram a cultura indígena no Brasil e suas influências no modo de vida atual. Na Mostra, os alunos fizeram oficinas de adereços e peteca, chamaram os pais para participar de brincadeiras indígenas, como o cabo de guerra, e ainda fizeram jogos de adivinhação sobre a culinária e palavras que usamos hoje e que têm origem nas diferentes nações que habitavam – ou ainda habitam – o território brasileiro. 
 
 
A tutora Tuca Berbert e os alunos do 2º EF I levaram as famílias para o auditório, onde apresentaram uma peça de teatro encenando a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, e o choque cultural do encontro de dois povos com costumes tão diferentes. Os europeus não estavam acostumados ao calor do Brasil e estranharam o hábito de tomar banho diariamente. Eles também não conheciam nossas frutas e seus sucos deliciosos, que ajudavam a refrescar os dias mais quentes.
 
 
No 3º ano, os alunos e a tutora Verânia Leal mostraram as belezas da Angola. As crianças falaram sobre os aspectos geográficos e sociais do país africano, além de muitas curiosidades, como palavras que usamos hoje e que são originárias de lá. Dengo, quindim, samba, coco, bagunça, dendê e quitanda são alguns exemplos. Atentas, as famílias também ouviram histórias angolanas contadas pelas crianças e participaram de brincadeiras típicas do país.
 
 
O 4º ano, da tutora Luciana Rios, apresentou os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil para trabalhar, vindos da Espanha, Alemanha, Itália e Japão. Com apresentações lúdicas, os alunos mostraram a trajetória desses povos no nosso país, instalando-se em diferentes estados, e influenciando definitivamente a cultura local, com suas receitas, suas músicas e suas formas de lazer.
 
 
Já no 5º ano, os alunos e a tutora Melina Endraos, prepararam um salão com os jogos preferidos de povos primitivos, como os tupinambás, astecas, yanomamis e guaranis. A turma também apresentou um sarau no auditório, levantando reflexões sobre a nossa história, desde sua origem até os desafios dos dias atuais. Eles cantaram, dançaram, recitaram e deixaram uma série de ideias e questionamentos para uma plateia hipnotizada pela beleza da forma e do conteúdo.
 
Ufa! Um texto e algumas fotos são muito pouco para dar conta de todo o aprendizado compartilhado. Uma coisa é certa: quem não veio, perdeu! 
 
O Anglo agradece a todos que contribuíram para mais esse grande sucesso: os alunos, as famílias, as tutoras, os professores especialistas de Inglês, Música, Educação Física, Teatro e Artes Visuais e os funcionários. Estão todos de parabéns!

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br