22/12/2018
Dois concluintes do EM poderão participar de seleção para representar o Brasil no exterior

Olha só que grande presente de fim de ano nós recebemos! Gustavo Oliveira e Roberta Andrade, que acabaram de concluir o Ensino Médio aqui no Anglo, foram classificados para a próxima etapa de seleção das Olimpíadas Internacionais de Astronomia. As provas presenciais, que serão realizadas entre os dias 3 e 6 de fevereiro, vai selecionar os representantes do Brasil na 13ª International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (XIII IOAA), que será realizada na Hungria, de 2 a 10 de agosto de 2019, e na 11ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (XI OLAA), que será realizada no México, no segundo semestre do próximo ano.

As classificações de Gustavo e Roberta são resultado do ótimo desempenho dos alunos na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e nas três provas online de seleção, que antecederam as provas presenciais. Gustavo e Roberta ficaram com a mesma média nas avaliações online: 7,88.

Nesta próxima etapa, serão realizadas duas provas teóricas e duas provas observacionais. Dentre os candidatos, 25 serão aprovados para a fase seguinte, na qual farão dois treinamentos e novas provas, nos meses de março e maio. Somente ao final do segundo treinamento, serão selecionados os 10 alunos que irão compor as equipes que irão representar o Brasil nas competições internacionais.

Parabéns, Gustavo! Parabéns, Roberta!