HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

08/03/2018
Dep. de Línguas Estrangeiras comemora premiações a produções hispânicas no Oscar 2018

O Oscar 2018 premiou uma série de produções que envolvem a língua e a cultura espanholas! E quem ficou muito feliz com esse reconhecimento foi a nossa coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras e professora de Espanhol, Patricia Atahides. Patricia ressaltou a importância de uma premiação como o Oscar voltar sua atenção para produções que retratam a cultura hispano-americana.
 
 
 
“O maravilhoso realismo mágico hispano-americano sempre surge por estas terras. Os artistas latino-americanos nasceram em terras férteis, e a criatividade deles não é diferente”, disse Patricia. Ela aproveitou a abordagem social e cultural dos filmes premiados para conversar sobre os temas com a turma de Espanhol do Ensino Médio.
 
Patricia destaca que é importante que os Estados Unidos integrem e reconheçam o México e outros países de cultura hispânica. Ela ainda defende que é fundamental que o Brasil também reconheça seus vizinhos e estabeleça o ensino de espanhol em todas as escolas.
 
Os filmes premiados foram A forma da água, Uma mulher fantástica e Coco. “No filme ‘A forma da água’, del Toro criou um homem-peixe fantástico proveniente de Amazônia brasileira e a música ‘Chica Chica Boom Chic’, de Carmen Miranda, fez parte da trilha sonora ganhadora. O diretor deu voz a uma mulher muda e a um ser diferente”, comentou a professora.
 
Já a produção chilena Uma mulher fantástica, vencedor na categoria Melhor Filme Estrangeiro, é estrelado pela transexual Daniela Veja. Esse foi o primeiro filme protagonizado por uma pessoa transexual a levar o Oscar.
 
A estatueta de melhor animação ficou com Coco – no Brasil, Viva - A vida é uma festa. O filme conta a história de um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. “O filme é cheio de cultura pré-hispânica, histórias de família, sonhos de criança e outros mundos da cultura mexicana”, observou Patricia.
 
Confira os premiados:*
 
Mejor director: Guillermo del Toro, por La forma del agua
Mejor película: La forma del agua
Diseño de producción: La forma del agua
Música original: La forma del agua
Mejor película de habla no inglesa: Una mujer fantástica
Mejor película animada: Coco (Viva – A Vida é uma festa)
 
*Tradução
 
Melhor diretor: Guillermo del Toro, com A forma da água
Melhor filme: A forma da água
Desenho de produção: A forma da água
Música original: A forma da água
Melhor filme estrangeiro: Uma mulher fantástica
Melhor filme animado: Coco (Viva – A Vida é uma festa)

 



 
1 comentário(s) para esta notícia.
 
08/03/2018 às 16:49:59
Paula Lorena
Que maravilha! A cultura latimoamericana é muito rica e somos muito criativos mesmo! Viva a América Latina, viva a língua espanhol!!!


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br