HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

26/10/2018
Cônsul da Alemanha e mãe de aluna, Petra Schaeber conversa com turmas sobre Hitler e nazismo

A cônsul honorária da Alemanha na Bahia e mãe de uma de nossas alunas, Petra Schaeber, veio ao Anglo para conversar com os alunos do 9º EF II ao 2º EM sobre a ascensão de Adolf Hitler e o contexto social e político da Alemanha antes e durante o nazismo. Petra ainda falou sobre suas experiências na Alemanha pós-nazismo e contou histórias sobre seu pai e tios, alemães que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
 
 
Petra falou sobre a difícil situação alemã após a Primeira Guerra Mundial. No meio de uma crise econômica, os cidadãos haviam perdido a fé no sistema político. A democracia recém-conquistada não havia trazido os benefícios esperados. “A população achava que um líder forte seria a solução para os problemas. Nesse cenário, despontou Hitler. Ele sabia como usar a mídia e tinha a sensibilidade muito grande de sentir as necessidades do povo e falar o que eles queriam ouvir”, disse.
 
Para conquistar o apoio e os votos da população, Hitler postulava ideias que não tinham nenhum fundo de verdade. “Uma delas era a de que os judeus eram responsáveis pelos problemas econômicos da Alemanha. Apenas 1% da população do país era de judeus. Por isso, era impossível que fossem responsáveis pela situação da economia”, explicou Petra.
 
Hitler foi eleito com 37% dos votos e, contrariando setores da sociedade que imaginavam que seu governo não seria forte, o político se tornou cada vez mais poderoso em pouco tempo. “Com apenas um mês de governo, ele inaugurou o primeiro campo de concentração; em dois meses, aprovou uma lei que dava a ele mesmo o poder de legislador; em menos de um ano, tornou-se um líder totalitário”, afirmou a cônsul. Ela ainda ressaltou que havia resistência, mas era pequena diante do perigo. “Quem se levantou contra ele e contra o sistema, foi morto”, pontuou.

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br