HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

18/12/2018
Carta aos Pais - Encerramento do ano letivo 2018

Prezados pais, mães e responsáveis por nossos alunos e alunas,
 
Que ano intenso! Do jeito que nós gostamos, não é mesmo?! Chegamos ao final do período letivo e, olha, fazendo um balanço de tudo o que aconteceu, estamos bastante satisfeitas com o quanto todos nós crescemos. 
 
Foram tantas aprendizagens e momentos tão significativos que nem sabemos bem por onde começar nossa retrospectiva. Então, vamos voltar ao início do ano, quando lançamos a Feira das Ciências aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. O desafio era propor soluções que melhorassem nossas vidas. Muitas ideias e reflexões surgiram, cerca de 100 alunos participaram do Jovens Cientistas realizado em novembro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e cinco equipes foram premiadas, conquistando o reconhecimento neste evento nacional. Quanto orgulho!
 
Também nos destacamos nas diversas Olimpíadas do conhecimento. Astronomia, História, Matemática, Química. E mais! Pela primeira vez, participamos da Jornada Espacial, um evento realizado em São Paulo para o qual são classificados os alunos com as melhores notas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA).
 
Tivemos projetos incríveis em todos os ciclos e departamentos. No English Day (EF I) e English Fest (EF II e EM), as turmas encantaram a todos com apresentações criativas e divertidas no auditório e nas salas de aula. Nas Línguas Estrangeiras - Espanhol, Francês e Mandarim -, os alunos puderam conhecer melhor a si mesmos e ao próximo, falando sobre as múltiplas inteligências do ser humano. 
 
Inspiradas pelos colegas do EF II e EM, nossas crianças do Ensino Fundamental I se tornaram pequenos cientistas e prepararam seus primeiros projetos de pesquisa, num formato bem parecido com o da Feira das Ciências. Os projetos, que propunham soluções sustentáveis para o dia a dia aqui no Colégio, foram produzidos para a Mostra de Ciências Naturais. As ideias foram excelentes e vamos mesmo adotar algumas delas já para o próximo ano.
 
Nos esportes, nossos craques brilharam nas quadras de futsal, vôlei, basquete e handebol. FEEPS, FBEE, NR Acampamentos, Jogando com as estações... Em todos esses torneios, nossas equipes conquistaram medalhas, prêmios de atletas-destaque e, como não poderia deixar de ser, aprenderam que, ganhando ou perdendo, todas as competições trazem ensinamentos que vão muito além das habilidades esportivas. 
 
E não podemos esquecer dos momentos de confraternização, nos quais a comunidade escolar compartilhou alegrias. Foi assim na Manhã de Lazer, no Halloween, na festa de São João do EF I e no Jantar das Nações.
 
Notaram que o trânsito nos arredores do Colégio está fluindo melhor? Isso foi possível graças à atuação dos alunos do 1º EM que, através do Projeto Lição de Trânsito, tornaram-se agentes, orientando motoristas e passageiros nos horários de chegada e saída. Com a participação ativa dos nossos agentes, aliada à sensibilidade e colaboração das famílias, conquistamos um trânsito mais cidadão e melhor para todos nós.
 
Queremos agradecer pela parceria do Grupo de Pais do Anglo (Grupa). Reativado no ano passado, o Grupa tem garantido uma participação mais ativa das famílias no dia a dia do Colégio. Exemplo disso é o Anglo Connection Day, evento de integração de toda a comunidade escolar, organizado pelas próprias famílias. Além de garantir muita diversão, o Connection ainda apoia o Projeto Social do Anglo, arrecadando recursos para a parceria com a ONG TETO Brasil.
 
E, por falar em Projeto Social, muitas lindas ações vão ficar nas nossas memórias. Mantivemos nossas parcerias com as instituições Paciência Viva, Creche Tia Emília, Creche Casa da Luz e Creche Béu Machado. Nós aprendemos com elas, e elas aprendem conosco. Todos saímos ganhando! Lembram que os alunos do EF I visitaram a Casa da Luz para plantar uma horta na instituição e mostrar às crianças de lá como cuidar das plantinhas? Nosso jardineiro, Seu Chico, foi o consultor da turma do 5º ano, ajudando a preparar tudo. Também recebemos visitas das crianças da Tia Emília e Casa da Luz e nos divertimos em programações especialmente pensadas para esses momentos. Trouxemos até Papai Noel para ajudar na distribuição de presentes que foram doados pela comunidade escolar. As atividades realizadas e essa convivência é agradável e enriquecedora para todos que têm a oportunidade de estar presente. 
 
No Ensino Médio, construímos mais duas casas com a ONG TETO Brasil. Vinte alunos do 2º EM, acompanhados por dois professores, ajudaram a construir bases mais sólidas para os sonhos de duas famílias da comunidade de Vila Vitória, no bairro de Fazenda Grande III. Com o projeto, todos aprendem um pouco mais sobre solidariedade, empatia, respeito ao próximo e muitas outras lições que são capazes de mudar muitas vidas para melhor. Sabiam que a parceria foi sugestão de uma ex-aluna, que nos apresentou a ONG? Amamos a ideia e, a cada ano, ficamos mais orgulhosas desse trabalho. 
 
Brasília e São Paulo ficaram pequenas para as turmas do 1º e 2º EM. O 1º EM visitou a capital federal como uma das atividades do Projeto Nós e o Estado. Ver de perto onde são tomadas as principais decisões do país é uma forma de aprender sobre cidadania e compreender Política. Que experiência! São Paulo fez parte do projeto de Orientação Profissional, promovido pelo Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP). Os alunos puderam conhecer a estrutura e os cursos de algumas das instituições de ensino superior mais disputadas do país. Muitos já escolheram lutar por vagas nelas. Outros, ampliaram seus leques de possibilidades.
 
O mundo não para e nós também não. Para continuar cumprindo nosso papel como uma escola diferenciada, nós, diretoras, e outros colaboradores fomos a eventos de gestão educacional, como o Fórum Nacional de Escolas Particulares, onde conhecemos e debatemos as tendências do setor. Além disso, aqui no Anglo, todo o corpo docente participa do processo de formação continuada através do nosso marco teórico, o Ensinar para a Compreensão (EpC).
 
Outro grande destaque deste ano foi o lançamento das “Diretrizes para o uso ético das tecnologias digitais”. O documento, elaborado com a contribuição de profissionais de Direito, Psicologia, Informática e, ainda, com a Coordenação do EF II, tem o objetivo de nortear as ações online de crianças, jovens e adultos, além de esclarecer os riscos que envolvem o mau uso de smartphones, tablets, computadores e outras ferramentas conectadas à Internet. Preparamos as diretrizes com muito cuidado, pensando nas demandas atuais da sociedade e visando oferecer informações de qualidade para toda a comunidade escolar. Só assim, conhecendo todas as nuances sobre o tema, poderemos tomar as decisões mais acertadas.
 
É claro que um ano como o nosso não cabe nestas breves linhas. São muitas atividades e aprendizagens. Nosso “muito obrigada” a todas as famílias que confiam ao Anglo a formação dos seus filhos e compartilham nossos princípios. Vivam as férias! Que o período de descanso seja leve e alegre para todos nós. Até 2019!
 
A Direção

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br