HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

13/06/2020
Anglo participa de fórum online para discutir retomada das aulas presenciais

A pandemia do Covid-19 impôs mudanças em diversas áreas. Muitas delas, jamais voltarão a ser como eram antes e enfrentarão inúmeros desafios. Esse é o caso das escolas de todo o mundo. As diretoras Débora Guimarães e Selene Dias participaram do Fórum Nacional de Retomada às Aulas Presenciais, realizado pela Humus Consultoria, para debater e começar a construir o “novo normal” nas escolas. Durante cinco dias de evento online, palestrantes e representantes de colégios de todo o Brasil, se reuniram para conversar sobre o retorno às aulas presenciais. “Nunca mais iremos voltar ao que a gente foi. Não haverá volta, haverá um novo começo”, afirmou Débora.
 
O conteúdo pedagógico deste ano foi comprometido. No entanto, especialistas entendem que o mais importante na retomada é se preocupar com a saúde física e mental dos alunos, professores e funcionários. “No Anglo, o NAP e os tutores terão uma relevância enorme. Todos voltarão diferentes de quando saíram porque cada um terá vivenciado uma realidade diferente em casa. Cuidar do emocional será o foco principal”, disse Débora. A expectativa dos especialistas é que o conteúdo deste ano seja concluído até o final do ano letivo de 2021.
 
Todos concordam que, a partir da retomada, o ensino será híbrido: parte presencial e parte remota. De início, o modelo será adotado por causa da restrição do número de alunos na sala de aula física. Em alguns lugares, as cadeiras ficarão a 1,5 m de distância umas das outras. As escolas também passarão por outras adaptações para evitar aglomerações, principalmente nos intervalos de aula, e para reforçar hábitos de higiene, como a lavagem frequente das mãos. Já se sabe, por exemplo, que haverá novas regras para o uso de espaços coletivos, como o refeitório e o pátio.
 
No Fórum, também foi debatida a experiência de outros países que já estão retomando as atividades suspensas no início da pandemia. O rodízio de aulas, a aferição da temperatura e a higienização dos sapatos são medidas adotadas ao redor do mundo que, possivelmente, farão parte da nossa realidade.
 
O Anglo terá que adaptar sua infraestrutura aos padrões que serão determinados pelos órgãos oficiais. Todos os colégios também precisarão criar protocolos próprios respeitando suas características, como espaço e número de alunos. 
 
Ainda não há previsão do reinício das aulas presenciais, mas o Anglo já está se preparando para este retorno. O objetivo é garantir que toda a comunidade esteja num ambiente seguro, limpo e saudável, onde haja interação social e que permita a vivência de experiências significativas.
 
Os protocolos de segurança serão amplamente divulgados para toda a comunidade assim que forem definidos. Esperamos contar com a colaboração de todos para tornar o nosso novo ambiente escolar um espaço que possibilite ainda mais o acolhimento, as aprendizagens e a vivência de experiências únicas e transformadoras para todos nós.

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br