03/09/2018
Anglo lança Diretrizes para uso ético das Tecnologias Digitais; Clique e conheça a íntegra

O Colégio Anglo-Brasileiro reuniu a comunidade escolar neste sábado, 1º, para o lançamento das Diretrizes para o uso ético das Tecnologias Digitais. O documento, elaborado com a contribuição de profissionais do Direito, da Psicologia e da Informática, visa nortear as ações online de crianças, jovens e adultos, além de esclarecer os riscos que envolvem o mau uso das tecnologias digitais. Clique no link abaixo e confira a íntegra das Diretrizes:

Diretrizes para o uso ético das tecnologias digitais

A apresentação das Diretrizes foi feita pela advogada Sara Tavares e pela psicopedagoga do Núcleo de Atuação Psicopedagógica do Anglo, Luzia Bacciotti. Sara, que é ex-aluna e ex-professora do Anglo, afirmou que o documento veio para formalizar práticas que já estão consolidadas no dia a dia do Anglo.

No bate-papo com a comunidade escolar, Sara e Luzia ressaltaram que o ambiente virtual é uma continuidade da nossa vida. “Tudo que fazemos online é tão real quanto o que fazemos no shopping ou na sala de aula, por exemplo”, disse Sara. Por isso, os delitos cometidos no mundo virtual estão sujeitos à mesma legislação, sanções e punições que as infrações do “mundo real”.

Luzia destacou o desafio do colégio ao lidar com situações que envolvem as atitudes dos alunos nas redes sociais. “O ambiente é virtual, mas o sofrimento e as consequências são reais”, afirmou. O comportamento dos jovens que são vítimas muda tanto em sala de aula quanto no convívio com a família e com os amigos.

Para colocar as diretrizes em prática, estão em planejamento atividades que irão envolver alunos de todos os ciclos em torno da discussões sobre o tema. O colégio conta, ainda, com a parceria das famílias. Juntos, podemos fazer do ambiente virtual um local seguro e melhor para todos.

Clique aqui e faça o download da apresentação