30/11/2017
Anglo encerra participação deste ano no Jovens Cientistas com seis equipes premiadas

70 alunos e 10 professores inscritos, 17 trabalhos aprovados e apresentados e seis projetos premiados. Esses são os números do Anglo na 8ª edição do Encontro de Jovens Cientistas, realizada entre os dias 21 e 24 de novembro, no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Confira os projetos e equipes vencedores do Prêmio Jovem na Ciência:

É Certo ou Errado? - 1º Lugar na modalidade Jovens Repórteres Científicos (vídeo)
Autores: Rafael Povoas, João Joviniano, Bernardo Coelho e Yan Orrico
Orientador: Ian Fraser

O Discurso Feminista no filme Valente - 2º Lugar na modalidade Jovens Repórteres Científicos (vídeo)
Autores: Clara Silva, João Francisco Chaves, Liz Nogueira e Luiza Bonanza
Orientadora: Guacira Cavalcante

Tecnologia no Trânsito – 2º lugar na modalidade Ciência Lúdica (jogos)
Autores: Guilherme Costa, João Victor Andrade, Leonardo Coelho e Vitor Bahia
Orientador: Danilo Ribeiro

Happy Snack - 2º Lugar na modalidade Gabinete de Curiosidades Científicas (experimento com vídeo)
Autores: Cecília Silveira, Júlia Kataoka, Luíza Miranda, Mariana Carvalho e Mariana Lyrio
Orientadora: Ana Cláudia Sokolonski

C.A.M. (Contra Ataque ao Mosquito) - 3º Lugar na modalidade Ciência Lúdica (jogos)
Autores: Alex Almeida, Artur Barbosa, Bernardo Souza e Roger Ferichs
Orientador: Danilo Ribeiro

Análise da Adultização em Comerciais - Menção Honrosa na modalidade Vida de Jovem Cientista (Comunicação Oral)
Autores: Isabel Motta, João Pedro Amorim, Luana Abbehusen e Paloma Busch
Orientadora: Juliana Lesquives

“A participação do Anglo foi muito positiva e valorizada pelos outros participantes e pela coordenação do evento. Nossos alunos se saíram muito bem nas apresentações e, mesmo os que não foram premiados, mostraram um excelente desempenho nas apresentações e nas respostas às difíceis perguntas da banca examinadora”, pontuou o coordenador do Departamento de Ciências Naturais Alessandro Carvalho. Além das premiações, o esforço das nossas equipes e a rica parceria entre o colégio e o evento foram reconhecidos com uma placa comemorativa.

Participação das famílias - Alessandro também destacou o envolvimento das famílias ao longo do projeto e nos dias das apresentações. Integrantes de dez famílias passaram pala UFBA para atuar como monitores, orientando e observando as equipes, e conferir as apresentações.

Uma das mães presentes foi Raquel Azevedo. Ela acompanhou de perto a participação do filho Bernardo, do 6º ano, e de outros alunos. “Eu tinha me inscrito para ser monitora mesmo sem saber se o trabalho seria aprovado. Queria conhecer o evento. Só que conseguir acompanhar um dia inteiro ao lado do meu filho teve uma satisfação a mais, claro! Ver meu filho envolvido com um tema científico já foi um grande presente para uma professora universitária”, afirmou.

Clique aqui e veja a íntegra do depoimento de Raquel sobre sua experiência no Jovens Cientistas.

O evento - Promovido pela UFBA, o Encontro de Jovens Cientistas tem entre seus objetivos despertar vocações científicas/tecnológicas, identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas e promover a divulgação científica e tecnológica de jovens, refletindo e trocando as suas experiências do fazer ciência ainda na educação básica.

Nesta edição, o Encontro contou com 488 participantes de 26 instituições de ensino (15 de Salvador e 11 do interior do estado). No total, foram 126 projetos apresentados, sendo 63 na categoria Apresentações orais, 27 Experimentos com vídeo, 26 Vídeos científicos e 10 trabalhos na categoria Jogos.

O Anglo parabeniza a todos que se envolveram e deram o melhor de si para trazer mais este excelente resultado. Estamos muito orgulhosos!