HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

04/04/2018
Alunos afirmam que ONHB estimula reflexão e amplia conhecimento; Inscrições seguem até dia 24

Ainda não se inscreveu para a 10ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)? Então, forme sua equipe e não perca tempo. O prazo se encerra no dia 24 de abril. 
 
A ONHB é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com formato totalmente original, a iniciativa é voltada para professores de História e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
 
Aqui no Anglo, todo mundo que já participou das edições passadas, adorou! “A ONHB, para mim, é um espaço de reflexão histórica - tanto do ponto de vista social quanto econômico - de temas que, muitas vezes, não são contemplados na sala de aula. Essa Olimpíada consegue inserir os participantes em um ambiente mais acadêmico de pesquisa e discussões, o que ajuda muito na ampliação do olhar crítico”, avaliou o aluno Joaquim Afonso Siqueira, do 3º EM. 
 
Para a aluna Roberta Andrade, também do 3º EM, participar da ONHB é uma oportunidade incrível. “Com os textos fornecidos pelas questões, além das informações buscadas por cada equipe, é possível adquirir um conhecimento diverso sobre variados temas que se torna de extrema importância para se destacar em processos seletivos como o ENEM e vestibulares, uma vez que a interpretação do aluno é bastante estimulada”, afirmou.  
 
Como acontece - A novidade desta edição é o acréscimo de mais uma fase na competição, passando de seis para sete. As provas são feitas online durante seis fases e por equipes formadas por um professor de História e três alunos. Cada fase dura uma semana. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecida pela comissão organizadora.
 
Após as fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial em Campinas (SP), nos dias 18 e 19 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br