12/08/2020
Alunos do 6º ano montam hortas em casa em projeto de Ciências

O Projeto Horta está diferente, mas continua incrível! Este ano, a professora de Ciências, Juliana Abbehusen, adaptou a atividade e os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental estão montando suas hortas em casa, com a ajuda das famílias.

Com o projeto, os alunos aprendem na prática que é possível cultivar verduras e hortaliças em casa e ter sempre ao alcance das mãos alimentos fresquinhos e de qualidade. No percurso entre plantar e colher, as turmas aprendem sobre fatores abióticos que compõem o ambiente, o tipo de solo indicado para cada plantio e permeabilidade, como preparar a terra, como cuidar das mudas, quanto adubar e regar e muitas outras coisas indispensáveis para que as plantas se desenvolvam.

Geralmente, as turmas usam a horta do colégio. Por conta da situação atual, a dinâmica mudou. A pró Juliana está montando a horta na casa dela e os alunos estão acompanhando via Zoom e plantando juntos. “Eu não quis deixar o projeto morrer. Não é obrigatório montar a horta, mas estamos tendo uma ótima adesão das famílias. Alguns alunos estão criando espaços em casa, com a ajuda dos pais, e reciclando materiais, como garrafas PET, para substituir os vasos”, explicou a pró Ju.

O Projeto Horta está apenas no começo e muita coisa ainda vai acontecer até as plantas estarem crescidas e prontas para consumo. Vamos acompanhar tudo!