HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

13/06/2018
Alunos do 5º ano visitaram Pelourinho para dupla aula de campo

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I visitaram o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, nesta terça, 12, para duas aulas de campo. A primeira aula foi na área de Ciências Humanas, na qual as crianças conheceram o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (MAE/UFBA). A segunda, na área de Ciências Naturais, levou os estudantes a um incrível roteiro interativo no Museu de Energia da Coelba.
 
 
No MAE, que fica no Terreiro de Jesus, os alunos puderam ver todo o acervo arqueológico e etnológico de registros e vestígios de povos indígenas que viveram no Brasil. As crianças conheceram, por exemplo, as urnas funerárias e os tembetás (adereços usados pelos índios). “Eles tiveram a oportunidade de ver de perto tudo que estamos discutindo em sala de aula e lendo nos livros. Além disso, puderam compreender a arquitetura do prédio que abriga o MAE, que já foi a Escola dos Jesuítas antes de pertencer à Faculdade de Medicina. O próprio prédio é um monumento e nos ajuda a compreender a história e o modo de vida dos nossos antepassados”, destacou a tutora da turma, professora Melina Endraos. 
 
 
Do MAE, as crianças foram até o Museu da Coelba, na Praça da Sé, para compreender na prática conceitos de energia que eles veem em sala de aula. “Os monitores falaram sobre o uso eficiente de energia e explicaram aos alunos que não se cria energia, ela se transforma. Podemos transformar energia mecânica em elétrica que, por sua vez, pode se tornar eólica ou sonora”, disse Melina. 
 
A turma viu tudo isso através de vários experimentos, já que o Museu é totalmente interativo. “O mais importante é que os alunos têm a oportunidade de aprender com o outro, e não apenas com a professora ou com os livros”, ressaltou a tutora. 
 
 
E já que as aulas de campo foram no Pelourinho, os alunos aproveitaram para olhar com mais cuidado para essa parte tão bonita e repleta de história da nossa cidade. Nem todas as crianças conheciam o local. “À medida que íamos andando, fui identificando os principais pontos da região. Faz parte da nossa história e a gente precisa conhecer”, concluiu Melina.

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br