14/05/2018
Alunos do 5º ano e crianças da Casa da Luz começam a montar horta na creche

Os alunos do 5º ano fizeram uma visita muito especial às crianças da Creche Casa da Luz na sexta, 11. Juntos, todos deram início a uma horta. A turma foi acompanhada pela tutora, Melina Endraos, pela professora auxiliar Dayane Felipe, e pelo jardineiro do Anglo, Seu Chico, que foi a peça-chave dessa ação.

Antes de ir à creche, os meninos tiveram uma verdadeira aula de jardinagem com Seu Chico. Ele deu dicas de como transformar um dos cantinhos da creche numa horta. Na Casa da Luz, os alunos do 5º ano assumiram os papéis de jardineiros, ensinando tudo que aprenderam com Seu Chico. Enquanto isso, ele acompanhou tudo, supervisionando e orientando as crianças a como colocar as mãos na terra para dar vida às sementes.

“Plantamos tomate, pimentão, coentro, salsa e cebolinha. Essa foi apenas a primeira etapa. As crianças plantaram as sementes e as mudas em calheiras”, explicou a tutora Melina. Na próxima etapa, as mudas serão transferidas para um espaço de terra maior, para que tenham espaço para crescer e se desenvolver. Além disso, outras hortaliças serão cultivadas.

A horta pode ser aproveitada de muitas maneiras. Além de oferecer hortaliças fresquinhas para o preparo de saladas e temperos, o espaço pode contribuir para o aprendizado. “A horta dá diversas oportunidades em sala de aula envolvendo disciplinas como Ciências e Matemática. As crianças também podem aprender a cuidar da terra, compreender a relação com a comida e com o consumo de outra forma. São ensinamentos que, se a gente aprende desde pequenininho, a gente consegue formar cidadãos melhores para o futuro”, pontuou Melina.

Depois de plantar todas as sementes e preparar as mudinhas, as crianças fizeram desenhos ilustrando como querem que a horta fique. Agora, é ter paciência e cuidado para acompanhar o crescimento.