26/10/2018
Alunos do 5º ano aprendem sobre a Independência em visita ao município de Cachoeira

A Independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 ou em 2 de julho de 1823? Os alunos do 5º ano visitaram o município de Cachoeira, a 120 km de Salvador, para aprender sobre a importância do município e da participação dos baianos para a consolidação da independência do nosso país.

Acompanhados pela tutora da turma, Melina Endraos, pelo professor Dick Fraser, pela psicóloga do NAP Pérola Veneza, pela estagiária Lívia Gois e por um guia turístico local, os alunos visitaram a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, a Casa de Câmara e Cadeia, o Memorial da Irmandade da Boa Morte, o Memorial da Santa Casa Misericórdia, a casa de Ana Nery, o Chafariz Imperial, a Igreja do Rosarinho e o Cemitério dos pretos.

Eles ainda passearam pelas ruas observando a arquitetura local e as fachadas dos prédios, e pararam às margens do rio Paraguaçu, onde conheceram a história do rio, sua importância colonial e seu papel atualmente.

Na visita, os alunos aprenderam mais sobre as comunidades quilombolas atualmente e viram como a cultura africana é forte no município do Recôncavo Baiano. Além disso, os alunos puderam compreender a importante participação das mulheres na luta pela independência: Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica entraram para a nossa história.