10/05/2018
Alunos do 2º EM recebem pais advogados para conversa sobre Direito

As turmas do 2º ano do Ensino Médio participaram de um bate-papo sobre Direito com os advogados Abdon Abbade e Virginia Napoli. Os convidados, que são pais de alunos do Anglo, atuam na área criminalista e cível, respectivamente, e contaram aos alunos sobre sua trajetória e impressões sobre a carreira. A atividade foi parte do Projeto de Orientação Profissional do Anglo, desenvolvido pelo Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP).

Os advogados conversaram com os alunos sobre o processo pessoal de escolha da profissão. Abdon, por exemplo, queria fazer Odontologia, mas, ouviu o conselho de um professor e optou pelo Direito. Já Virginia, fez o vestibular decidida e foi aprovada nas duas faculdades que ofereciam o curso: a Universidade Federal da Bahia - pela qual se formou – e a Universidade Católica. São cinco anos de curso e é importante conseguir um estágio o quanto antes, para ir criando uma rede de relacionamentos.

Abdon destacou que o profissional de advocacia conta com um amplo leque de opções para atuar. “Há concursos públicos para delegado, promotor, juiz, procurador e inúmeras outras vagas vinculadas ao Direito”, afirmou. Virginia destacou que a área é bastante mutável e oferece possibilidades de atuar em diferentes temas, como o Direito Ambiental e o Direito Digital.

Sobre o dia a dia profissional, Abdon e Virginia pontuaram que é preciso ter dedicação e responsabilidade para conquistar confiança e credibilidade na área. Os advogados também desmistificaram o temido Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que os advogados fazem ao final do curso. “Tem gente que desiste de fazer Direito por causa do Exame da OAB. Mas, quem fez um bom curso e estudou regularmente, faz a prova tranquilamente”, disse Virginia.