HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

06/08/2019
6º EF debate comportamento e segurança no ambiente virtual em projeto de computação

Como é o seu comportamento na Internet? Você é aquele que compartilha toda a sua rotina nas redes sociais? Prefere ficar horas jogando? Ou gosta mesmo é de usar o cartão de crédito para fazer compras online? Os usuários têm perfis diferentes, mas as ameaças são as mesmas. Para que os alunos conheçam melhor o mundo virtual e estejam mais preparados para ele, o Departamento de Computação desenvolve o Projeto Segurança Online nas turmas do 6º ano.
 
 
Junto com o coordenador e professor Danilo Ribeiro, as turmas discutem os principais temas do projeto: privacidade, especialmente nas redes sociais; segurança de senhas e cyberbullying. O conteúdo trabalhado é produzido pela SaferNet Brasil, associação civil nacional que luta pela garantia de um ambiente virtual seguro e o fim do uso indevido da Internet. “Passada a fase de sensibilização, os alunos estão elaborando o roteiro da animação que vão criar sobre esses temas. Alguns já concluíram o roteiro e agora estão na etapa de construção dos personagens”, explicou Danilo.
 
As animações serão o resultado das reflexões e da criatividade dos alunos. “O objetivo é compartilhar o que eles aprenderam sobre segurança na internet, como, por exemplo, que as postagens e as respectivas interações que ela possibilita (comentários, curtidas, compartilhamentos) podem carregar muita informação pessoal; como criar senhas fortes e diferentes para cada serviço; que a internet é um espaço público onde não há domínio sobre o que é publicado e por esse motivo devemos pensar antes de postar”, afirmou o professor.
 
 
E é claro que não pode faltar tecnologia. Ao mesmo tempo em que conversam sobre temas indispensáveis no mundo atual, os alunos vão dominando ferramentas de criação dos personagens e dos cenários, como a mesa digitalizadora, a modelagem 3D (Paint 3D) e formas do Power Point. Além disso, as crianças mostram talento nos desenhos feitos à mão. Todo o material produzido será trabalhado no GIMP, um software de edição de imagem, ou através de aplicativos de criação de avatares.
 
Para saber mais sobre boas práticas na Internet, conheça nossas Diretrizes para o uso ético das Tecnologias Digitais.
 
Fotos: Danilo Ribeiro

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br