12/04/2018
2º EM conversa sobre escolha da carreira com médicos de diferentes especialidades

O Projeto de Orientação Profissional do Anglo, realizado pelo Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP), promoveu um encontro entre os alunos do 2º ano do Ensino Médio e médicos de diferentes especialidades. Os convidados – Bernardo Coelho, Cristiane Mendes, Fabiana Oliva, Mário César Câmara, Mário Raffaelli e Yasmin Câmara - são pais da própria comunidade escolar.

Juntos, todos participaram de uma roda de conversa na qual os alunos puderam esclarecer muitas dúvidas sobre a carreira da medicina. O encontro contou com profissionais que atuam em diferentes especialidades: medicina nuclear, radiologia, pneumologia, cirurgia gástrica, gastroenterologia, obstetrícia e medicina legal. “A gente quis trazer especialidades diversas para que os alunos pudessem ter uma visão mais ampla da medicina, saindo daquela ideia que ser médico é atender pacientes num consultório”, disse a psicopedagoga do NAP, Luzia Bacciotti.

Os médicos conversaram com os alunos sobre todas as etapas que já vivenciaram em suas carreiras: o processo de escolha da profissão, a preparação para o vestibuar, o tempo que os estudantes se dedicam à formação básica e, depois, para se especializar na área da medicina que escolheram.

Eles também comentaram a questão emocional que envolve o trabalho do médico. Como lidar com pessoas diferentes e suas enfermidades? Como atender um paciente que cometeu um crime? De acordo com os convidados, o importante é sempre ter consciência de que há um ser humano precisando do atendimento, e ele deve ser respeitado independente da sua conduta na sociedade. “Achei muito legal a fala de uma das médicas. Ela disse que quando atende alguém, por mais cansada que esteja, ela olha para o paciente e vê o amor de alguém, vê a importância que essa pessoa tem para alguém. Por isso, ela sempre dá o melhor dela”, comentou Luzia.

O Anglo agradece a todos os profissionais que disponibilizaram parte do seu tempo para dividir suas experiências com os nossos alunos.

Fotos: Luzia Bacciotti