HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

21/11/2019
2º EF “cria” arco-íris em experimento nas aulas de Ciências

De onde vêm as cores do arco-íris? Vêm da luz do sol! Mas, como? As turmas do 2º ano EF das tutoras Ana Patrícia Bitencourt e Tuca Berbert fizeram um experimento bem legal para descobrir como o arco-íris colore o céu.
 
 
O arco-íris é um fenômeno bem bonito, mas não surge a qualquer momento. Ele pode ser visto apenas quando há chuva e sol ao mesmo tempo. Isso acontece porque o arco-íris se forma a partir da luz solar e da água em estado líquido.
 
Os alunos constataram que a luz branca, como a do sol, é composta de uma mistura de luzes de diferentes cores. Quando um raio solar encontra uma gota de água, em dias de chuva, por exemplo, a luz branca se decompõe nas cores que a formam, que são as que vemos no arco-íris. Esse fenômeno é chamado de refração.
 
 
Para entender direitinho como a refração funciona, os alunos saíram das salas de aula para um experimento. Eles fizeram os raios solares refletirem em CDs e direcionaram a luz para uma superfície branca. Fazendo isso, todas as cores são decompostas e podem ser vistas no branco, simulando um arco-íris.

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br