21/11/2019
2º EF “cria” arco-íris em experimento nas aulas de Ciências

De onde vêm as cores do arco-íris? Vêm da luz do sol! Mas, como? As turmas do 2º ano EF das tutoras Ana Patrícia Bitencourt e Tuca Berbert fizeram um experimento bem legal para descobrir como o arco-íris colore o céu.

O arco-íris é um fenômeno bem bonito, mas não surge a qualquer momento. Ele pode ser visto apenas quando há chuva e sol ao mesmo tempo. Isso acontece porque o arco-íris se forma a partir da luz solar e da água em estado líquido.

Os alunos constataram que a luz branca, como a do sol, é composta de uma mistura de luzes de diferentes cores. Quando um raio solar encontra uma gota de água, em dias de chuva, por exemplo, a luz branca se decompõe nas cores que a formam, que são as que vemos no arco-íris. Esse fenômeno é chamado de refração.

Para entender direitinho como a refração funciona, os alunos saíram das salas de aula para um experimento. Eles fizeram os raios solares refletirem em CDs e direcionaram a luz para uma superfície branca. Fazendo isso, todas as cores são decompostas e podem ser vistas no branco, simulando um arco-íris.