HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

08/05/2018
1º EM aprende sobre fogos de artifício e outros fenômenos luminosos com teste da chama

Quem nunca se encantou com a queima de fogos de artifício durante os festejos juninos ou na virada de ano?! E quem tem ideia de como os rojões, que parecem todos iguais, explodem em cores diferentes no céu? A Química explica. Os alunos do 1º EM foram ao laboratório de Ciências para fazer o teste da chama e compreender diferentes fenômenos luminosos, entre eles, os fogos de artifício.
 
 
Fogos de artifício são feitos com pólvora. Para que eles sejam coloridos, são adicionados sais de metais diferentes. “Quando a pólvora queima, o calor liberado fornece energia para os elétrons presentes nos metais que estão nesses sais. Quando esses elétrons absorvem essa energia, saltam para camadas mais externas do átomo. Imediatamente depois, eles retornam para as camadas de origem, liberando a energia absorvida na forma de ondas eletromagnéticas de cores diferentes”, explicou o professor de Química das turmas, Roque Araújo.
 
 
Através do teste da chama, é possível identificar o metal presente no sal, além de compreender como são obtidas cores diferentes em fogos de artifício. Os sais de sódio, por exemplo, emitem a cor amarela. Já os sais de potássio, emitem a cor violeta.
 
 
Esse princípio é explicado através do modelo atômico de Böhr e permite compreender diversos fenômenos luminosos. “A busca de manchas de sangue em investigações criminais com o uso do luminol, a bioluminescência de peixes de zona abissal, vagalumes, materiais fosforescentes como pulseiras de festas, dentre outros, podem ser entendidos de acordo com o conceito de Böhr”, concluiu o professor Roque.
 
Fotos: Regina Oliveira

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br