> IMPRENSA

A Tarde: caderno Volta às Aulas fala sobre importância das escolas bilíngues

O Anglo mais uma vez foi pauta da imprensa baiana!

No dia 26 de janeiro de 2013, o colégio foi personagem do caderno especial Volta às Aulas, produzido pelo jornal A Tarde, em uma reportagem sobre a importância do estudo de idiomas para a formação humana e o futuro do aluno.

Na matéria, além de destacar algumas características da escola, a repórter Lívia Montenegro também entrevistou o nosso aluno Carlos Frederico, bolsista Anglo no biênio 2011-2012.

Clique lá no finalzinho desta postagem para ver uma imagem escaneada da reportagem e, abaixo, leia o texto na íntegra.

Escolas bilíngues são diferencial
Alunos melhoram desempenho ao aprender dois idiomas na escola

A Tarde, caderno especial Volta às Aulas.

As escolas bilíngues se apresentam como mais uma opção que traz vantagens na hora do aluno prestar vestibular, em oportunidades de viagem ao exterior, para conseguir o estágio dos sonhos em uma multinacional, etc. São vários os benefícios dessa metodologia de ensino, que desenvolve melhor as habilidades nas áreas de conhecimento. Quanto mais cedo a criança começar a aprender outro idioma, mais efetiva será a sua aquisição. Ioda Luz, pedagoga e supervisora pedagógica da escola Omega enfatiza que “a criança possui habilidades mais generalizadas e tende a se preocupar menos em cometer erros. Além disso, são mais propensas a iniciar a comunicação com outros, independente do código linguístico que está utilizando”. É de fundamental importância conduzir a criança a integrar-se à cultura e alcançar fluência nos dois idiomas. “Na escola bilíngue, a criança tem acesso aos mais variados contextos culturais em ambiente lúdico, através da música, brincadeiras, jogos, projetos e festividades”, pontua Luz.

Algumas escolas se destacam nesse tipo de ensino, entre elas, o colégio Anglo-Brasileiro, que acredita que o estudo de línguas é uma das peças fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. “O inglês é o idioma mais estudado, mas também aprendemos um terceiro idioma que pode ser Francês, o Espanhol ou o Mandarim”, conta o aluno Carlos Frederico. Na escola, o ano letivo é encerrado com um festival teatral onde os alunos encenam peças na língua estudada em sala de aula.

Diferencial

O estudante Carlos Frederico atribui as suas mais recentes conquistas ao estudo de línguas oferecido pela sua escola, e o considera uma das peças fundamentais para sua diferenciação como aluno. Medalhista de bronze na Olimpíada Baiana de Química de 2012, Carlos acredita que falar com fluência um segundo idioma faz toda a diferença e abre portas. Tudo isso atrelado ao esporte, tem contribuído na sua formação humana e de cidadão. “Dedico esse meu resultado, e outras conquistas, ao ensino oferecido pela minha escola, onde tenho aulas diárias de inglês, além de uma aula semanal em uma terceira língua”.

secretaria@colegioanglobrasileiro.com.br