HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> COMUNICADOS

"Os Maias" e "Um livro forjado no inferno" são as novidades da biblioteca

 
Quem não teve a oportunidade de acompanhar a minissérie global "Os Maias", de Maria Adelaide Amaral, vai poder agora assistir ao filme inspirado na obra homônima de Eça de Queiroz. Com quatro discos, que trazem a história completa, entrevistas e análises, a mais nova aquisição do Anglo já está disponível na biblioteca. Publicado em 1888, o romance 'Os Maias' é um retrato da decadência da aristocracia portuguesa na segunda metade do século XIX.
 
Além do DVD, temos outra novidade nas prateleiras da biblioteca. Trata-se de "Um livro forjado no inferno", de Steven Nadler. A leitura fala sobre O Tratado teológico-político, publicado por Baruch de Espinosa em 1670. Censurado nos Países Baixos e incluído, em 1679, no Índice de Livros Proibidos da Igreja Católica, o Tratado entrou para o rol da literatura clandestina. Suas reflexões, porém, influenciariam decisivamente revolucionários na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na França, em luta por Estados seculares e tolerantes. 
 
Em "Um livro forjado no inferno", Nadler reconstitui o contexto histórico da publicação do Tratado e analisa cada uma das ideias que escandalizaram a Europa. Entre elas, a afirmação feita pelo filósofo de que a Bíblia era apenas uma obra humana e não poderia ser considerada literalmente a palavra de Deus. Baruch de Espinosa foi ainda mais longe; sustentou que a ocorrência de milagres é impossível, contestou as revelações dos profetas bíblicos e argumentou que a "religião verdadeira" não deveria ser associada a cerimônias e dogmas. Em nome de uma vida política conduzida pela razão, defendeu que os indivíduos fossem autorizados a crer no que quisessem e desaconselhou que autoridades eclesiásticas participassem das decisões do Estado. Para o filósofo, ingerências religiosas produziriam ameaças à prosperidade das nações, bem como ao progresso da filosofia e da ciência.
 
O livro, doado pela professora Selene, é uma leitura imperdível para os apaixonados por biografia, história e política europeia. 
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br