HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> COMUNICADOS

Informe Técnico sobre Varicela

27/09/2011 


Prezados pais,


Estamos repassando as orientações enviadas pela Dra. Maria Oliva Sarno Neves, mãe de uma aluna do 2º ano, sobre cuidados  em caso de infecção por varicela.
Atenciosamente,
 

A Direção

INFORME TÉCNICO – VARICELA


A varicela (catapora) é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster e que acomete, principalmente, menores de 15 anos de idade.

A principal manifestação clínica é caracterizada pela presença de vesículas disseminadas em todo o corpo, que evoluem para crostas até a cicatrização (em torno de cinco dias). A transmissão é via aérea, em gotas aerossolizadas de espirros ou tosse, ou pelo contato com pele infectada. O período de transmissão inicia 24 a 48 horas antes do surgimento das lesões da pele e se estende até que todas as vesículas tenham desenvolvido crostas (casca), usualmente 7 a 9 dias.   O período de incubação é em média de 15 dias.

É importante ressaltar que indivíduos imunodeprimidos poderão apresentar quadros mais graves da doença.

 ORIENTAÇÕES GERAIS:

·        afastar as crianças com varicela da creche ou escola até que todas as lesões tenham evoluído para crostas;

·        manter cuidados adequados de higiene; assim como as unhas das mãos das crianças doentes bem aparadas, para evitar lesões que propiciam infecção por bactérias;

·        procurar um serviço de saúde para avaliação e orientação;

·        não dar aspirina para crianças com varicela, pois esta pode causar uma complicação grave chamada Síndrome de Reye.

Este documento foi elaborado pela Equipe Técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória e da Divisão de Imunização, SP.

Revisado por Dra. Maria Oliva Sarno Neves,  pediatra, CRM 10429.

 

 
 
 
 

 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br