> COMUNICADOS

Carta de Boas Vindas 2018

Caros pais, mães e responsáveis por nossos alunos,

É com muita felicidade que anunciamos o início de um novo ciclo letivo. Mal podemos conter a ansiedade de reencontrar todos vocês e conhecer os rostos recém-chegados à nossa família. O ano que passou foi repleto de muito aprendizado, alegrias, emoções e dias de pura diversão. Nossos jovens cresceram e nós crescemos com eles, testemunhando e participando com satisfação das transformações que eles viveram. E 2018 tem tudo para ser ainda melhor!

Vamos falar das novidades para este ano! A principal delas é que a nossa carga horária de aulas de Inglês aumentou para a maioria das turmas do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Nas turmas do 1º EF I, o número de aulas semanais passou de 3 para 5; no 2º e no 3º, a alteração foi de 5 para 6; no EF II, os alunos terão uma aula a mais, passando de 5 para 6; o mesmo vale para o 1º EM.

O Anglo também começa a integrar o Oxford Quality, um programa de ensino de Inglês desenvolvido pela Universidade de Oxford e aplicado em escolas dos quatro cantos do planeta. Na prática, a mudança é pequena porque já usamos os materiais didáticos e recursos preparados pela Oxford há muitos anos. Mas, a partir de 2018, seremos oficialmente reconhecidos no mundo inteiro como instituição certificada pelo Oxford Quality.

Em 2017, completamos 25 anos. E as comemorações continuam em 2018. Há uma nova edição do livro de receitas Sabor das Memórias no forno (não resistimos ao trocadilho). A obra é totalmente colaborativa, construída com as saborosas histórias das famílias que integram a comunidade escolar.

São duas décadas e meia inteiramente dedicadas a construir um futuro melhor para cada um dos nossos alunos e, dessa forma, mostrá-los como podem tornar o mundo mais positivo para todos. Para cumprir nossa missão diária, continuamos investindo na formação dos nossos profissionais, através do nosso marco teórico – Ensinar para a Compreensão -, e nos recursos didático-pedagógicos.

Vamos dar seguimento a mudanças implementadas em 2017 e que se mostraram positivas. As diretoras do Anglo que também são professoras continuarão com suas cargas horárias de aula reduzidas, disponibilizando, assim, mais tempo para o contato com os pais e alunos.

Também queremos destacar mudanças administrativas, como a renovação de pessoal na secretaria e oficinas de treinamento e capacitação para essa equipe, além da contratação de um gestor administrativo-financeiro. Essas alterações nos permitiram avançar ainda mais na profissionalização do nosso corpo.

A reativação do Grupo de Pais do Anglo (Grupa) foi um sucesso! As famílias ganharam mais representatividade dentro do colégio. As reuniões regulares vão seguir, com os pais acompanhando de perto todas as ações realizadas no espaço escolar.

Agora, somos integrantes da Associação dos Moradores da Colina A. E nossa primeira ação em prol da comunidade foi a revitalização da pracinha que fica em frente ao colégio, uma parceria entre a Associação, o Grupa e o Anglo.

Já estamos na expectativa dos grandes eventos que serão realizados ao longo do ano letivo: teremos o English Day, a Mostra das Eletivas (EF II) e as Mostras de Estudos Culturais e de Ciências (EF I).

Daqui a pouco daremos a largada para a Feira das Ciências, uma das experiências mais incríveis do EF II e do EM. O trabalho começa aqui no colégio, envolvendo todas as turmas e muitos professores, e se estende até o final do ano, com as apresentações de parte dos projetos no Encontro de Jovens Cientistas, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As turmas do 1º e 2º ano EM vão visitar Brasília e São Paulo, respectivamente. Isso sem contar as várias aulas externas das quais todas as outras turmas participarão.

Daremos continuidade à parceria do Anglo com as instituições sociais Paciência Viva, Creche Tia Emília, Creche Casa da Luz e Creche Béu Machado, com ações do EF I e EF II. Um dos destaques do nosso Projeto Social é a parceria com a ONG TETO Brasil, que começou em 2016. Nos últimos dois anos, alunos do 2º ano EM, acompanhados por professores, construíram casas emergenciais em comunidades carentes. A experiência é enriquecedora!

Nos esportes, os jovens prometem dar um show. Muito além dos resultados, os pequenos atletas colocam em prática valores como respeito ao próximo, solidariedade, coleguismo, garra e força de vontade. Um dos momentos mais esperados é a viagem ao Acampamento Nosso Recanto (NR), em Campos do Jordão.

E, se o assunto é esporte, vamos falar de Olimpíadas! Mas os jogos aqui são intelectuais. Ao longo do ano, os alunos vão testar e multiplicar seus conhecimentos competindo com jovens da Bahia e de todo o Brasil em diferentes Olimpíadas: História, Matemática, Química e Astronomia e Astronáutica.

Como o aprendizado e a diversão andam lado a lado aqui no colégio, temos que lembrar do Torneio Anglo (EF I) e do Torneio Acadêmico (EF II e EM). Nas nossas gincanas, os alunos desenvolvem e aprimoram diferentes habilidades participando de atividades lúdicas que exigem raciocínio rápido, equilíbrio, responsabilidade, boa organização, trabalho em equipe e muito do que eles veem em sala de aula.

Também teremos oportunidades de confraternizar e comemorar, como a Manhã de Lazer, o nosso Halloween e o Jantar das Nações.

Todos prontos para a nova etapa? Então, sejam todos muito bem-vindos! Um mundo de conhecimento os espera.