> COMUNICADOS

Carta de Boas Vindas 2016

Caros alunos, pais, professores e funcionários do Anglo,

Temos o prazer de compartilhar com vocês a felicidade de iniciar mais um ciclo letivo. Damos as boas vindas a todos lembrando que este é um ano especial. Em 2017, o Anglo completará 25 anos e, desde agora, daremos início à preparação para comemorar esta marca que nos enche de orgulho.

Para começar, estamos realizando um censo dos nossos ex-alunos. Queremos saber por onde andam, em que se formaram, onde vivem e com o que estão trabalhando. Eles são parte da nossa história!

São duas décadas e meia plenamente dedicadas a construir um futuro melhor para cada um dos nossos alunos e, dessa forma, mostrá-los como podem tornar o mundo mais positivo para todos. Contribuir para a educação e a formação é um desafio estimulante. Nosso esforço para impulsionar os jovens no seu caminho de sucesso é diário. Para isso, investimos continuamente na formação dos nossos profissionais e na melhoria da estrutura do colégio.

Nosso corpo docente mudou. Recebemos reforços de peso que já foram muito bem acolhidos: Camila (Português), Carlos Maurício (História), Carol (Ciências), Eveline (Francês), Günter (Inglês) e Nilzete (Artes).

Nossa psicopedagoga integrante do Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) Irene Tavares, que esteve também à frente do Programa de Orientação Profissional, estará afastada de suas atividades neste ano. Um merecido descanso. Em seu lugar, fica Marcela Gontijo. Desejamos boa sorte e muito sucesso a todos.

Já no primeiro dia de aula, todos devem ter notado mudanças na cantina. O espaço foi ampliado e o piso ao redor recebeu um novo revestimento. Também trocamos o telhado da área frontal. O novo teto agora é transparente, aproveitando ao máximo a luz natural.

Sobre a cantina, foi construída uma sala de aula, que será ocupada por uma das turmas do 3º ano do Ensino Médio.

A comunidade escolar terá muitas chances de se encontrar ao longo do ano letivo em nossos tradicionais eventos. Já estão todos convidados para a Manhã de Lazer, o English Day, o Jantar das Nações e as mais diversas Mostras que mobilizam todas as turmas. Nosso colégio é um espaço de aprendizado que estará sempre de braços abertos para receber os pais e compartilhar com eles todo o desenvolvimento dos filhos.

O Anglo foi a primeira escola na Bahia, com currículo regular nacional, a usar o Inglês como segunda língua. Todas as nossas turmas, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, exercitam o Inglês diariamente.

E temos novidades para 2016. As aulas de Atualidades em Inglês, que são oferecidas ao 2º e 3º anos do Ensino Médio, serão estendidas às turmas do 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os alunos terão novas oportunidades de usar a língua de maneira diversificada, colocando em ação as quatro habilidades – reading, writing, listening e speaking - de modo dinâmico. Outra grande notícia é que, ao final do 5º ano, os alunos poderão fazer o exame de Cambridge e obter o certificado em Língua Inglesa com reconhecimento internacional.

Na preparação das turmas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), continuaremos a oferecer os simulados em parceria com a empresa Geekie Teste. As provas englobam todos os conteúdos exigidos pelo Enem e são aplicadas para o Ensino Médio. Em 2016, as turmas do 3º ano EM, cujos estudos são intensificados, farão quatro simulados.

Para os alunos estarem ainda mais preparados, também haverá simulado de redação. Fechamos uma nova parceria com o Geekie que nos permitirá o acesso à Redação nota 1000. Agora, além dos textos semanais feitos em sala de aula, os alunos também poderão desenvolver a habilidade da escrita nos simulados. As redações serão corrigidas e pontuadas utilizando os mesmos critérios do Enem.

Ainda através do Geekie, as turmas do 9º ano também participarão de simulados baseados no conteúdo cobrado pela Prova Brasil, avaliação do Governo Federal que visa avaliar o sistema educacional brasileiro. Serão questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas.

Aumentamos a oferta de disciplinas eletivas. Neste primeiro semestre, serão 19 opções bastante variadas que vão da dança à culinária. Entre as novidades estão capoeira, zumba, contação de histórias, grafite, jogos e improvisações teatrais e sustentabilidade.

Desejamos um excelente 2016! Que ele seja repleto de diversão, amizade, grandes histórias e muito aprendizado. Esperamos fortalecer ainda mais nossos laços e desejamos contar com a ajuda de todos para que este novo ciclo seja bastante produtivo.

Agradecemos pela confiança dedicada a nós durante todos estes anos e garantimos que continuaremos trabalhando com dedicação, carinho e firmeza para consolidar ainda mais o Anglo como uma instituição de excelência.

A Direção

secretaria@colegioanglobrasileiro.com.br